sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PILHAS E ÓLEO DE COZINHA SERÃO RECOLHIDOS PELA EQUIPE DA COLETA SELETIVA

A partir da próxima terça-feira (01/02), o programa Coleta Seletiva passa a recolher também óleo de cozinha. Nos dois caminhões que fazem o serviço, bombas serão instaladas para captar o produto. “As pessoas podem separar o óleo em garrafa pet ou levar diretamente ao Ecocaminhão que fará o recolhimento. Os veículos ainda terão urnas para o recebimento de pilhas descarregadas”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira.
Lançada no dia 12 de janeiro, a Coleta Seletiva é uma iniciativa das secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. O objetivo é facilitar a separação e a destinação de materiais para reciclagem. O projeto-piloto foi lançado no bairro Santa Mônica, onde o Ecocaminhão circula duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h.
“O retorno da comunidade até agora tem sido muito positivo e isso a gente percebe no volume carregado pelos caminhões e na quantidade de viagens para levar os recicláveis. Em cada dia de Coleta Seletiva, recolhemos aproximadamente 1.700 kg de lixo. Da forma como está indo, tenho certeza que o programa será um sucesso aonde quer que vá”, acrescentou o secretário.
O Santa Mônica concentra aproximadamente 10 mil residências e cerca de 36 mil habitantes. A maioria desses moradores já aderiu ao processo, que conta não só com profissionais para recolher o lixo como também com equipes para a divulgação do serviço. Eles vão de porta em porta distribuir folhetos explicativos e orientar as pessoas a colaborar. Além do material entregue nas residências, escolas e no comércio, a população é avisada também pelos próprios Ecocaminhões. Eles emitem um sinal sonoro sempre que estão em uma rua do bairro para lembrar que é dia de coleta.
A comerciante Maria dos Anjos já viu os caminhões da Coleta Seletiva circularem na rua onde mantêm seu negócio. Ela atendeu um dos profissionais da divulgação e recebeu o imã informando o dia em que o veículo vai passar em frente ao seu estabelecimento. “Eu tenho o hábito de separar o que pode ser reciclado para entregar aos catadores, mas acho que esse trabalho ajuda ainda mais para a limpeza da cidade e para a preservação do meio ambiente”, afirmou.
De acordo com Wilmar Ferreira, a ação bem sucedida no Santa Mônica já possibilita estender o programa a outras regiões. O próximo local que será beneficiado é o Segismundo Pereira. A expectativa é que até o final de 2012 mais de 70% dos bairros sejam atendidos pelo serviço. Todo o lixo coletado vai para as entidades parceiras da Prefeitura de Uberlândia na reciclagem: a Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca), a Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru) e a Associação dos Coletores de Plástico, Pets, PVC e Outros Materiais Recicláveis (Acopppmar).
Junto à coleta de materiais leves (papel, plástico, vidro e metal), objetos pesados (móveis e equipamentos) também podem ser disponibilizados para reciclagem. “Para essa operação temos dois caminhões Cata-Trecos que rodam toda a cidade. É um trabalho que também está gerando bons resultados e isso é muito bom porque evita que os objetos vão parar nos terrenos baldios”, afirmou Wilmar Ferreira.

As solicitações para recolhimento de materiais pesados pelo Cata-Trecos devem ser feitas na Divisão de Limpeza pelo telefone: 3212-5356.

Fonte: SECOM/PMU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário