quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril - Dia da Terra

No ano de 1970, por iniciativa do então senador americano Gaylord Nelson, foi criado o Dia da Terra - um dia para pensar-se na conservação do meio ambiente e proteção do nosso planeta.

No atual cenário de degradação do planeta destacam-se  florestas derrubadas e queimadas, oceanos poluídos, desertificação do solo, emissão de gases poluentes na atmosfera, enchentes nas cidades (causadas pelo uso e pela ocupação indevida do solo, além do lixo). As ações nos campos energético-mineradores, industriais-urbanas e agrossilvopastoris são grandes responsáveis por desequilíbrios nos ecossistemas. Nota-se que o modo de vida capitalista faz com que os interesses econômicos sobressaiam à qualidade de vida e ao cuidado com o meio ambiente.

Para reverter nosso impacto negativo no planeta, são imprescindíveis modificações no modelo de desenvolvimento econômico, social e cultural de cada país. Mas essas transformações necessárias para conservação da natureza não ficam a cargo somente do poder público, elas dependem também de você.

“Pensando globalmente e agindo localmente”, o que pode ser feito por você enquanto cidadão? Isto significa: como colaborar individualmente para uma causa global?

Abaixo seguem algumas sugestões em prol da sustentabilidade que, se acatadas por cada um de nós, surtem grande efeito em escala mundial.

1) A regra dos 3 R’s:
• Reduzir: reduza seu consumo e, consequentemente, seu lixo.
• Reutilizar: antes de descartar alguma coisa, verifique se ela pode ter outra finalidade.
• Reciclar: a reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

2) Diminua o uso de seu veículo particular. Caminhe, ande de bicicleta, partilhe o carro ou use os transportes públicos com mais frequência.

3) Use menos água quente - aquecer a água consome imensa energia. Use
menos água quente instalando um chuveiro de baixa pressão ou fazendo uso da energia solar.

Reflita sobre seu impacto no planeta. Você vive de maneira sustentável? Lembre-se que o futuro de nossa Terra depende principalmente de você. 

 Clique aqui para assistir a uma exibição de imagens do nosso planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário