quarta-feira, 28 de abril de 2010

Saiu na imprensa!


A campanha "Meu Primeiro Voto" tem repercutido em diversos meios de comunicação. No dia 26 de abril, segunda-feira, foi veiculada no site da Câmara Municipal de Uberlândia uma matéria a respeito do trabalho do vereador Adriano Zago.
Confira a íntegra da notícia logo abaixo.


"Vereador incentiva jovens do município a votar de forma cidadã e consciente


Promover campanhas, palestras, seminários e encontros. Esse é o principal objetivo do projeto “Meu Primeiro Voto”. A proposta, de autoria do vereador Adriano Zago (PSC), visa principalmente os jovens na sua formação cidadã.

Ele lembra que o voto para jovens entre 16 e 17 anos é facultativo e calcula que no município somam hoje 53.237 indivíduos nessa faixa etária. “Sem sombra de dúvida, o que leva um jovem a votar nessa idade é a consciência de que estará participando do destino do seu país e do seu estado. Nesse sentido, a possibilidade de votar nessa idade só amplia a cidadania, pois de um modo geral há pouco interesse pela política entre os brasileiros e esta é uma oportunidade para começar esse exercício de participação política e da construção de uma nação democrática de fato e de direito”, acrescenta.

O vereador ressalta que mesmo não sendo obrigatório, é uma excelente oportunidade para quem quer mudar o país. Para ele, é importante que o jovem se interesse pela política e desenvolva o senso crítico e reflexivo sobre a vida partidária, as ideologias e, sobretudo, queira conhecer quem são as pessoas que doravante terão as rédeas das decisões políticas nos estados, no país. “Mais importante que a obrigatoriedade de votar é exercitar esse direito como manifestação de consciência e responsabilidade perante a sociedade. É uma prova de maturidade e cidadania para todos os jovens”, reitera.

Zago diz que as eleições deste ano serão a primeira grande oportunidade de muitos jovens menores de 18 anos exercerem sua cidadania. “Mesmo inseguros, muitos já tiraram o título de eleitor e esperam ansiosos pelas eleições. Outros ainda não se sentem prontos para tomar uma decisão considerada importante, já que talvez lhes falte ainda o conhecimento prático do que é a política e o quanto ela afeta a vida de todos os cidadãos de uma nação. E levar informação e conhecimento a esses jovens, através da campanha “Meu Primeiro Voto”, parte de um projeto maior, cujo tema é educação para uma cidadania política, é o que pretendemos”, finaliza.

Desde dia 05 de abril, o vereador Adriano Zago (PSC) e sua equipe visitam diversas escolas da cidade a fim de esclarecer dúvidas dos jovens eleitores e incentivá-los a participar efetivamente das decisões políticas do país.

Em tempo: aquele que quiser votar nas eleições deste ano deve procurar a Justiça Eleitoral até o dia 5 de maio de 2010, data final para a expedição do título. Para tirar o título basta que o interessado compareça à sede da Justiça Eleitoral, munido de carteira de identidade e comprovante de residência. A emissão do título também pode ser feita on line e é inteiramente grátis. Cadastre-se também pelo endereço eletrônico www.tse.gov.br e agende data e horário para a retirada do título no endereço abaixo.

Justiça Eleitoral
Avenida Fernando Vilela, 2030
Tel.: 3215-0452

Seja um cidadão e uma cidadã consciente.
Exerça o seu direito!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário