sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eu me orgulho do nosso Hino Nacional Brasileiro? E você?


Na última terça-feira, dia 23, foi sancionada pelo presidente em exercício, José Alencar, a lei da execução do Hino Nacional Brasileiro, nas escolas de todo o nosso país. O que deveria ser natural, prazeroso e instrutivo, precisou virar lei, para tentar garantir a execução da mais importante canção do nosso belo país.
Como filho dessa abençoada Terra fico me perguntando, o por que de toda essa demora para se tornar uma prática, ouvir nosso Hino Nacional. Na minha opinião, ouvi-lo pode ser um exercício diário de patriotismo.
Podemos manifestar nosso amor a Pátria, através da valorização da cultura do nosso país, falando com orgulho das belezas naturais presente em cada parte desse imenso e abençoado território. País que não escolhe seu povo, mas acolhe, independente de credo, raça e classe social.
A execução do Hino Nacional e o hasteamento da bandeira do Brasil, como a do estado e da cidade, quando bem trabalhado, promove em todos, uma conscientização sobre os deveres do cidadão perante a pátria e o território. Algo de tamanha grandeza, deveria ser mais uma exigência nossa, como cidadãos apaixonados por uma Pátria que sofre, chora, lamenta, mas não desiste.  O Hino Nacional Brasileiro é uma canção que merece todo o nosso afeto, pois seu significado origina do amor e respeito por nossa terra natal.
Vivemos de forma liberal e sem compromisso, onde a maioria se preocupa em cuidar apenas de si. Tenho a clareza que o que nos falta a solidariedade e o patriotismo. Independente da fase a qual estamos passando, precisamos construir posturas mais maduras e dar nossa contribuição no que diz respeito a solidariedade e patriotismo. E assim, abrir nosso peito e coração para pronunciarmos de forma fidedigna: "Sou brasileiro com muito orgulho!"
Quem sabe seja o momento de resgatarmos ou construirmos verdadeiros valores democráticos com base sólida e acima de tudo buscarmos sentido para essas nossas ações cidadãs. Tanto escola, família e sociedade precisam se unir e oportunizar as novas gerações, o conhecimento não apenas da própria história de vida mas também da vida histórica desse imenso e sagrado território brasileiro que traz na letra do Hino Nacional, marcas da origem desse eterno país em desenvolvimento.

Vereador Adriano Zago

Nenhum comentário:

Postar um comentário