sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto Bullying - violência escolar


O termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre estudantes e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possíveis a intimidação da vítima.
 
Dados da violência escolar no Brasil
Segundo dados do Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre estudantes da ABRAPIA – Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência, a agressão moral praticada por crianças e jovens, já atinge 45% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil. Ainda segundo o programa, 41,6% daqueles que admitiram serem alvos de Bullying disseram não ter solicitado ajuda aos colegas, professores ou família; 23,7% dos que pediram ajuda foram atendidos; 69,3% admitiram não saber as razões que levam à ocorrência de Bullying e 51,8% dos alunos autores de Bullying afirmaram que não receberam nenhum tipo de orientação ou advertência quanto à incorreção de seus atos.
Uma organização não governamental, a Plan, criada em 1937 e presente em mais de 60 países, apurou em pesquisa própria que, a cada dia, 1 milhão de estudantes sofrem algum tipo de violência ao redor do globo. No Brasil, de acordo com a ONG, 84% dos 12 mil alunos ouvidos em seis estados classificaram seus colégios como “violentos”, enquanto cerca de 70% deles disseram ter sido vítimas de violência dentro das instituições de ensino.

Tratamento
O Bullying pode causar efeitos negativos nas vítimas, tais como os sentimentos de medo e ansiedade que, por vezes, podem ser difíceis de ultrapassar. Dependendo das características individuais das vítimas, estas podem, mais tarde, evidenciar problemas de relacionamento interpessoal, motivados por uma baixa autoestima, ou podem mesmo assumir também um comportamento agressivo para com os outros.
É importante que os pais estejam alertas e, confirmada a ocorrência de Bullying, devem conversar com o seu filho. Deverão, também, informar a escola para que possam ser tomadas medidas adequadas à situação vivenciada. O acompanhamento especializado é também indicado. A solução passará, sobretudo, por adotar estratégias de prevenção, compreensão, pois só assim haverá uma transformação na mentalidade do agredido e do agressor, de modo a tornar o espaço da escola, e da sociedade em geral, num meio mais saudável e marcado pela afetividade.


Projeto Bullying
Diante de todos os relatos apresentados, o vereador Adriano Zago entrou com um Projeto de Lei sobre o Bullying, na Câmara Municipal de Uberlândia. O projeto prevê a instituição de disciplinas extracurriculares como medidas de conscientização, prevenção e combate ao Bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica no município de Uberlândia.


Objetivos do Projeto
I – Prevenir e combater a prática do Bullying nas escolas;
II – capacitar docentes e equipe pedagógica para implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III – incluir regras contra o Bullying no Regimento Interno da escola;
IV – orientar os envolvidos em situação de Bullying, visando à recuperação da auto-estima, o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente escolar;
V – orientar os agressores, por meio de pesquisa dos fatores desencadeantes de seu comportamento, sobre as conseqüências de seus atos, visando torná-los aptos ao convívio em uma sociedade pautada pelo respeito, igualdade, liberdade, justiça e solidariedade.

Um comentário:

  1. Prezado Adriano Zago, já tive a oportunidade parte do Projeto de Lei que registra iniciativas e medidas educacionais contra o bullying escolar e neste entendimento gostaria de saber qual é o número do Projeto de Lei, para conhecimento e registro num artigo que será publicado por mim ainda este ano.

    Grata.

    Ludimila de Souza Santos Borges

    ludimilas@algartelecom.com.br

    ResponderExcluir