quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) apresenta estratégia de vacinação



O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) reuniu-se na manhã de sexta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Odelmo Leão onde foi apresentada a estratégia de vacinação contra o Vírus da Influenza A (H1N1) do ministério da Saúde.

O Governo Federal definiu que seis grupos serão imunizados no país: Trabalhadores de Saúde; Gestantes; População Indígena; População com Doenças Crônicas de Base; Crianças Saudáveis (maiores de seis meses e menores de dois anos de vida); e Adultos Saudáveis de 20 a 29 anos. Para os adultos é necessária apenas uma dose para imunizar, no caso das crianças serão necessárias duas doses, com intervalo de 21 dias.

Na primeira etapa, de 9 a 19 de março, serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção à saúde, envolvidos no manejo de pacientes com gripe A, e população indígena aldeada. Essa vacinação será realizada nas unidades de saúde e nas aldeias indígenas.
Na segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril, serão vacinadas todas as mulheres grávidas independente do mês de gestação; crianças de 6 meses a menor de 2 anos (deverão receber a segunda dose 21 dias após a primeira dose). Pessoas com doenças crônicas de base, abaixo de 60 anos. Segue em anexo relação das doenças de base indicadas pelo Ministério da Saúde.

A terceira etapa, que acontece de 5 a 23 de abril, imunizará a população adulta de 20 a 29 anos saudável.

Na quarta etapa serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas.


Observações

A segunda, terceira e quarta etapa serão realizadas na rede pública de saúde.

As grávidas poderão ser vacinadas do dia 22 de março até o dia 7 de maio. Para isso, deverão apresentar atestado médico, ou teste de gravidez, ou cartão do pré-natal, junto com o documento de identificação no posto de vacinação.

Os pacientes portadores das doenças crônicas indicadas pelo Ministério da Saúde deverão apresentar atestado médico ou documento de serviço de saúde que ateste a sua condição de portador, juntamente com um documento de identificação.

As crianças deverão levar o cartão de vacina ou certidão de nascimento.

Os adultos de 20 a 29 anos deverão apresentar documento de identificação.

Alertamos que a vacina se mostrou segura nos países onde já foi realizada a campanha de vacinação. Basta apenas uma dose para o adulto, não sendo recomendado em hipótese nenhuma a segunda dose nesta campanha. As crianças de 6 seis meses e menores de dois anos precisarão de duas doses com intervalo de 21 dias.

É importante que cada grupo observe o seu período de vacinação, com exceção das grávidas que serão vacinadas durante todas as etapas da campanha.

Ressaltamos que, o Ministério da Saúde é o responsável por toda a aquisição e distribuição das vacinas da gripe A no Brasil.




Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário