quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vereador Adriano Zago discursa sobre o "bullying" em escolas




Nessa semana, foram iniciadas as sessões plenárias na Câmara Municipal de Uberlândia no ano de 2010. O vereador Adriano Zago proferiu um discurso em uma das sessões plenárias a respeito da prática do “bullying” em escolas - termo usado para definir atos de violência física ou psicológica praticados por um indivíduo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender - e a importância de se combater essa prática tão comum no ambiente escolar.

Acompanhe trechos da fala do vereador extraídos do site da Câmara Municipal de Uberlândia.
“Vereador Adriano Zago (PSC) no grande expediente comenta edição de domingo do jornal Estado de Minas sobre o tema “bullying” que não foi traduzido para português mas que trata da agressão dentro das escolas, seja ela física, moral, material e psicológica.
Adriano Zago lembra seu projeto de lei 325/2009 que estabelece como matéria extracurricular no projeto pedagógico das escolas municipais para conscientizar e combater o “bullying”. Adriano Zago informa que a quase totalidade das pessoas desconhecem a realidade do “bullying”. “Bullying” são comportamentos agressivos, violência física, verbal, moral, sexual, psicológica, material, virtual por meio da internet e celulares sem razão aparente e que provocam dor, angústia nas vítimas, podendo levar à depressão.
Adriano Zago pede aos pais que prestem atenção no comportamento de seus filhos, desculpas e mentiras para não irem à escola . Adriano Zago cita caso em escola particular na cidade onde aluno foi armado; lembra o caso do aluno do Colégio Naval que foi vítima de “bullying” e que precisou de ajuda médica, sendo que há casos registrados até de suicídios.
Adriano Zago informa que professora especialista no tema virá a cidade para tratar do tema, quando pretende também discutir também seu projeto.”

O vereador encerrou seu discurso com informações de extrema importância aos pais: “Observem dentro de suas casas os motivos que têm levado seus filhos a serem vítimas de “bullying” e caso haja reclamação sem motivos convincentes, queda do rendimento escolar e aprendizagem, roupas sujas ou danificadas, objetos danificados, entre tantos outros são sintomas de vítimas de “bullying” - concluiu o vereador.

É o vereador Adriano Zago sempre debatendo temas atuais e contextualizados, com conhecimento e autoridade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário