quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Gabinete do vereador informa: SIM amplia canais de atendimento ao cidadão

O Serviço de Informação Municipal (SIM), uma espécie de call Center que aproxima o cidadão e a administração municipal ampliou os canais de atendimento ao cidadão. O setor assumiu dois serviços do portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br), disponíveis na página principal: O “Atendimento online”, que funciona como chat, no mesmo modelo do MSN e o “Fale com o Governo” ferramenta em que a comunicação é feita por e-mail.

Este ano, foram contabilizados 12.367 atendimentos pela Internet, sendo 8.218 on-line e 4.149 Fale com o Governo. Os atendimentos feitos por telefone superaram os do ano passado. Foram 59.174 contra 47.488, 11.686 a mais que em 2008, entre solicitações de execuções de serviços e pedidos de informações.


O Serviço de Informação fornece informações públicas por meio de um banco de dados em constante manutenção, para que o cidadão possa contar com informações sempre atualizadas. “Foi o caso do vírus H1N1. Passamos por um treinamento e recebemos informações corretas sobre a gripe que ainda preocupa a população. Estamos preparados para atender bem. Isso mostra o quanto podemos nos adaptar as circunstâncias e fazer o melhor”, afirmou Ângela Maria.


Expectativas para 2010


O SIM em parceria com as secretarias que tem maior demanda de solicitações pretende diminuir o tempo de resposta aos pedidos. “A meta é atender o mais rápido possível. Isso é um determinação do prefeito Odelmo Leão, que tem trabalhado com as Secretarias, reforçando a importância de garantir o retorno à população o mais rápido possível, levando-se em conta a complexidade de cada caso”, disse Ângela Artiaga.


Caso tenha alguma dúvida, reclamação, sugestão ou crítica, basta ligar (34) 3239-2800 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou acessar o portal (http://www.uberlandia.mg.gov.br/).

Fonte: Secom Prefeitura

Redobre os cuidados com a Dengue antes de colocar o pé na estrada

Se você vai aproveitar o feriado prolongado para viajar, deve se preocupar não apenas com a arrumação das malas, com o check-up no automóvel ou com o limite do cartão de crédito. Para que os dias de folga sejam de pura diversão e não de muitos problemas, é preciso ter cuidados básicos antes de botar o pé na estrada. Segundo José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Combate à Dengue, o verão é uma das estações mais preocupantes em relação à proliferação do Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue. “Com a chegada do calor e da chuva típicas desta temporada, o ambiente propicia o aparecimento de focos e favorece a saída da larva dos ovos. Já que o clima brasileiro é tropical, a melhor forma de evitar o contágio é não deixar estes insetos se reproduzirem”, alerta.

Devido a estas peculiaridades, o coordenador diz que a população deve ficar alerta durante este período férias, já que muita gente sai de viagem e se esquece de continuar o trabalho de prevenção feito durante o ano todo. “Como o ovo do mosquito pode resistir até 450 dias (mesmo se o local onde foi depositado estiver seco) e as larvas podem atingir a fase adulta em dois ou três dias, a comunidade pode ajudar a combater a doença ao tomar atitudes simples, ainda que não esteja em casa. Basta colocar areia nos pratinhos que acomodam vasos de plantas, cobrir piscinas, deixar o quintal livre de qualquer objeto que possa acumular água, pedir para alguém limpar os bebedouros de animais diariamente, dar descarga nos vasos sanitários e abrir as torneiras”, explica Arruda.

Cuidados extras

Após tomar todas estas medidas, não deixe de ser criterioso na hora de escolher o roteiro ideal. “Já que não existe nenhuma vacina, medicação ou tratamento específico para a dengue, o ideal é manter distância dos locais habituais de reprodução do mosquito. Antes de sair de viagem, o ideal é fazer uma pesquisa detalhada para saber se a cidade que você irá visitar está infestada pelo vírus. Rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil têm postos de informação e podem ajudá-lo a encontrar estes dados. Se a resposta for positiva, o melhor é descartar o destino, escolher um lugar mais seguro. Mas, se a viagem é inevitável, não se esqueça de usar repelentes e tomar muito cuidado”, aconselha o coordenador do Programa de Combate à Dengue.
“Caso você tenha qualquer sintoma como gripe intensa, febre alta, dores de cabeça, dores no fundo dos olhos, musculares e articulares, náuseas, vômitos ou manchas na pele, procure ajuda médica e conte por onde você passou nestas férias. Todo cuidado é pouco”, reitera.
 
Vai viajar? Fique atento:
- Se tem piscina em casa: tampe-a com uma lona ou ligue para a Zoonoses (34-3213-1470). A equipe aplicará o larvicida necessário para afastar os mosquitos durante o tempo que você estiver fora;
- Deixe alguém responsável pelas plantas, bebedouros de animais e vasos sanitários. É importante acionar a descarga e as torneiras;

- Aplique regularmente repelente de insetos no rosto, mãos, pescoço, orelhas, pés, tornozelos, nuca e joelhos, particularmente no entardecer.
- Use blusas com mangas longas e calças compridas.
- Permaneça em locais com ar condicionado e/ou redes protetoras nas portas e janelas.
- Durma debaixo de redes mosquiteiras.

Fonte: Janaína Sorna - Secom
29/12/2009





quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Vereador Adriano Zago visita CEATI






O vereador Adriano Zago visitou o CEATI - Centro  de Atendimento da Terceira Idade, administrado pela 2ª. Igreja Presbiteriana de Uberlândia. A instituição existe há 15 anos, possui 32 hóspedes e oferece vários serviços, como apoio psicológico, médico, atividades terapêuticas, entre outros.
"O CEATI é uma instituição séria. Podemos comprovar, durante nossa visita, o cuidado que ela tem com os idosos. Colocamos nosso gabinete à disposição dessa entidade", afirmou Adriano Zago.
Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.


Cuidados com os idosos


- É preciso saber falar com o idoso.
- É muito importante que se fale ao idoso de maneira clara e em tom mais alto, porém sem gritar, e que se diminuam sons secundários como música, por exemplo.
- Deve-se falar de frente para que ele possa ler os lábios.
- As informações precisam ser fornecidas lentamente, passo a passo, com palavreado fácil, em letras grandes e impressas, tendo em vista as possíveis dificuldades de visão e memória.
- Pode haver necessidade de ajuste nas técnicas e nos meios para que a higiene se efetue, pois, muitas vezes, os idosos apresentam dificuldade motora.
- A lavagem das mãos dos idosos é medida importante para evitar transmissão de doenças, deve ser feita de maneira criteriosa, e muitas vezes com o auxílio de um cuidador, sempre antes de se alimentar, após usar o sanitário.
- O banho, além de refrescar o corpo, tem o objetivo de incentivar a criação de hábitos higiênicos, promovendo a saúde. Sua freqüência está relacionada à temperatura da estação do ano.
- Todos os cuidados de higiene, como banho, higiene dos cabelos, unhas, barba, boca, dentes e próteses, devem ser na medida do possível, realizados pelo próprio idoso, a fim de preservar sua habilidade.Quando necessário, o auxilio deve ser feito de forma que preserve a dignidade e individualidade do mesmo, sem exposição durante o banho e sempre que possível, respeitar o hábito do idoso, como uso de batons, esmaltes, penteados entre outros. - As roupas devem ser trocadas diariamente e ser da escolha do idoso. Nunca deve ser de uso coletivo, pois fazem parte da identidade de cada um.
- Os objetos de higiene-pessoal devem ser de uso individual e exclusivo.
- A necessidade de sono do idoso pode estar alterada, caso se mantenha uma rotina diária inadequada. O individuo encorajado a se retirar para o leito logo ao anoitecer pode ter sua necessidade de sono satisfeita durante a madrugada, simulando uma situação de insônia. A inatividade pode induzir a cochilos durante o dia, produzindo a mesma situação descrita anteriormente. O ideal é que se tenha uma rotina de atividades diurnas que permitam no máximo um cochilo (sesta) em torno de uma hora à tarde e se programe um período de sono noturno de 8 à 9 hs. no período da noite.


Secretaria Municipal de Saúde de Campinas - SP


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Vereador Adriano Zago participa da entrega da medalha e certificado “Desembargador Hélio Costa”


O vereador Adriano Zago participou da solenidade de entrega da medalha e certificado “Desembargador Hélio Costa” no Salão do Tribunal do Júri – Fórum Abelardo Penna.  Trata-se de uma honraria realizada a cada dois anos nas Comarcas do Estado com o objetivo de integrar o Poder Judiciário com a comunidade local e homenagear as personalidades que prestaram serviço ao poder judiciário. As honrarias foram entregues ao presidente da Fiemg, Pedro Lacerda e ao Prefeito Municipal Odelmo Leão. 
A solenidade contou ainda com a bela exposição do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado que fez uma apresentação musical com violão e sax.  Estavam presentes ainda no evento, o ex-governador, Rondon Pacheco, o deputado estadual, Luiz Humberto Carneiro, familiares, secretários municipais, membros do Ministério Público, defensores públicos, autoridades civis e militares, advogados, servidores da justiça, entre outros.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Vereador Adriano Zago vota a favor: INSS vai ter nova unidade em Uberlândia



O vereador Adriano Zago votou favoravelmente, juntamente com os demais vereadores, para instalação de uma nova unidade do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, na cidade. O terreno de três mil metros no bairro Segismundo Pereira foi uma doação da Prefeitura de Uberlândia.


Segundo o vereador Adriano Zago a instalação trará muitos benefícios para o município. “Votamos favoravelmente ao projeto de instalação da nova unidade do INSS em Uberlândia porque acreditamos no trabalho dessa instituição. Certamente, o serviço prestado à comunidade ficará ainda melhor e desafogará a agência central”, afirmou.

Ainda não há uma data para o início das obras, mas a construção atenderá ao formato padrão com a novidade de ter um espaço para estacionamento.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Vereador Adriano Zago participa de entrega de Moção de Aplauso


O Vereador Adriano Zago participou da entrega de Moção de Aplauso ao Jornalista e comunciador Marcos Maracanã pelos seis meses de exibição do Programa Balanço Geral, apresentado pelo jornalista e exibido pela Tv Paranaíba. O programa leva informações e denúncias em prol da comunidade. 
"Parabenizamos o trabalho do Jornalista Marcos Maracanã. Seu programa é uma importante ferramenta de fiscalização para a população, por isso é uma honra homenagea-lo", discorreu Adriano Zago.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Saiu na Imprensa - Projeto Bullying


Vereador Adriano Zago patrocina ONG ambientalista



A ONG NeoAmbiente, representada por seu Vice-Presidente Luiz Henrique Martins, foi convidada a compor o Grupo de Trabalho que discute a destinação Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, no dia 12 de novembro de 2009.
A problemática da destinação final dos equipamentos eletroeletrônicos é uma questão que preocupa toda a humanidade. Em todo o mundo, as nações estão se organizando para evitar a exposição inadequada deste tipo de resíduo  que contamina o solo, as águas e causa irremediáveis prejuízos ao ecossistema.

A ONG NeoAmbiente é uma entidade de atuação nacional, com sede em Uberlândia, defensora e fiscalizadora do meio ambiente. Fiel aos seus princípios de sustentabilidade, o Vereador Adriano Zago é um apoiador da causa ambientalista.
 Texto: Fabiana Gadêlha



quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Estatuto da Criança e do Adolescente. Você conhece? Sabe da sua importância


O vereador Adriano Zago publicou, na Revista OAB in foco de outubro/novembro de 2009, um artigo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Abaixo você encontra o artigo na íntegra.

O nosso país continua tendo muitos e bons motivos para comemorar esse ano de 2009, os 19 anos de criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem sua data marcada no dia 13 de julho. Há dezenove anos o Direito Brasileiro despertou de forma determinante o desejo de priorizar e reconhecer o direito da criança e do adolescente incluindo-os nas políticas sociais públicas. O Brasil conseguiu erigir um sistema jurídico concreto e colocou na agenda política a prioridade que a sociedade brasileira deve dar às crianças e aos adolescentes. Os agentes políticos, prioritariamente, têm que se transformar em militantes da maior causa que um país pode ter: dar proteção e formação aos meninos e meninas brasileiros.

Implantar Conselhos Tutelares nos municípios desse imenso país foi um dos maiores desafios, mas também uma das maiores conquistas para aqueles que vêm levantando a bandeira do ECA, pois se trata de um setor autônomo, ligado ao Poder Executivo Municipal e que tem como objetivo, fiscalizar e cobrar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em todo o território brasileiro. Garante-se dessa forma, espaços mais coerentes e adequados para lidar com as situações de risco que envolvam nossas crianças e jovens.
As mudanças na Lei Nacional de Adoção do nosso país, combinadas com as adequações feitas recentemente no Estatuto da Criança e do Adolescente, também provocará maior agilidade e facilitará a adoção dos menores que estão em abrigos e buscam por uma família ou o retorno para a casa de familiares que apresentam condições para isso. O importante é que o acolhimento à nossas crianças seja feito de maneira eficaz e rápida, permitindo a interação familiar e o resgate de uma história de vida saudável e equilibrada.
Já no meio escolar, a chegada do ECA, num primeiro momento, causou um certo impacto, pois se tratava não apenas de um novo instrumento sinalizador das diversas dificuldades relativas a sensibilização dos gestores e do próprio desconhecimento teórico dos educadores. O Estatuto da Criança e do Adolescente dentro do espaço escolar, apesar de ser desafiante, é de extrema importância, pois deve ser tratado como verdadeiro parceiro, como instrumento que fará o documento mais conhecido e melhor compreendido, se tratando inclusive de um grande avanço para a nossa sociedade como um todo.
Voltando um pouco no tempo, quando completou dezoito anos em 2008, uma importante lei alterou a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em que obrigava a inclusão do ECA no currículo do Ensino Fundamental, não como disciplina específica, mas como canal alternativo nas disciplinas existentes, para trabalhar assuntos referentes aos direitos das crianças e dos adolescentes no cotidiano escolar. No mesmo ano, na Câmara dos Deputados, foi proposto aos futuros prefeitos e vereadores a fixação de percentuais mínimos de recursos orçamentários para a implantação das políticas públicas previstas pelo ECA; garantias para o funcionamento pleno dos conselhos municipais; melhoria da qualidade do ensino fundamental; ampliação da educação infantil; e combate à violência doméstica.
Nossas crianças são pequenas e frágeis, porém nós não podemos permitir que seja mínimo o direito de sua infância e de uma boa qualidade de vida. Quando se trata de criança e adolescente no Brasil sempre é insuficiente discutir, sempre é pequena a luta empreendida, o direito alcançado. Nossas crianças merecem muito mais nossa atenção.
O Estatuto da Criança e do Adolescente completou dezenoves anos, com muitas vitórias, mas também com muitos desafios. Trata-se de uma lei inovadora que partilha responsabilidades entre família, Estado e sociedade. Além disso, congrega o ECA e seus subtemas na agenda contemporânea dos direitos humanos.
Em um esforço para incorporar o Estatuto em nosso país, merece destaque o trabalho conduzido pelos defensores públicos, promotores e juízes da infância e juventude, pelos conselhos tutelares, estruturas presentes em cerca de cinco mil municípios de todo o País. Esses agentes tornaram-se peças principais para o cumprimento da Lei.
A batalha ainda continua, porém o seu saldo até aqui é positivo. Em um intervalo tão resumido, de menos de duas décadas, a criança e o adolescente se tornaram sujeitos de sua história e essa é uma conquista que precisa ser exaltada a cada dia pela sociedade brasileira. Mais uma vez, vale repetir: a batalha pela integração do ECA continua. Lutemos por ela!


Adriano Zago – vereador e advogado na cidade de Uberlândia

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CDL Uberlândia divulga pesquisa de Natal


 Um levantamento feito pela CDL Uberlândia mostra que os lojistas estão otimistas com relação à melhor data do comércio, o Natal. De acordo com os dados apurados, a resposta é unânime quando questionados sobre a expectativa de crescimento nas vendas de Natal: 100% dos entrevistados, associados à CDL, acredita que haverá crescimento. “Tal otimismo se dá ao fato da nossa economia ter reagido após os efeitos da crise que sacudiu muitos investidores e também mudou a rotina do comércio lojista”, diz Celso Vilela Guimarães, presidente da CDL Uberlândia.  
Ainda segundo a pesquisa, o crescimento nas vendas será de até 20% em relação ao mesmo período de 2008. Os itens mais vendidos serão: roupas e calçados, seguidos de eletrodomésticos, celulares, vídeo-game, malas e acessórios para viagens, bolsas e outros. O valor médio gasto com os presentes para 62% dos entrevistados ficará entre R$ 50,00 e R$ 100,00.
Já com relação ao horário do comércio, a CDL Uberlândia, em parceria com o Sindicato do Comércio de Uberlândia, sugere os seguintes horários no período que antecede o Natal e Ano Novo:

DATA
HORÁRIO
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
07 à 11/12/2009
Das 9:00 às 20:00
14 à 18/12/2009
Das 9:00 às 21:00
21 à 23/12/2009
Das 9:00 às 22:00
24/12/09
Das 9:00 às 20:00
28 à 31/12/2009
Das 9:00 às 20:00
SÁBADOS
05, 12, 19 e 26/12/2009
Das 9:00 às 18:00
DOMINGOS
13, 20 e 27/12/2009
Das 10:00 às 16:00

25/12/2009
Feriado Nacional
01/01/2010
Feriado Nacional

“O horário para o funcionamento do comércio é uma sugestão que oferecemos ao comércio lojista. Contudo ele pode ser adequado a cada estabelecimento, sem deixar de pensar na comodidade do nosso consumidor”, reforça Vilela.


Mais informações:

Fernanda Beraldo 

Serifa Comunicação - Assessoria de Imprensa –CDL Uberlândia

(34) 3224 6084/ 3215 4183/  9671 7082

Consulta Pública sobre tarifa do DMAE está disponível no Portal da Prefeitura

Está disponível no Portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br) o documento para consulta pública do reajuste tarifário do DMAE (Departamento Municipal de Água e  esgoto), baseado no Decreto nº 10.500 de 30 de novembro de 2006. A população pode ler o decreto e enviar as avaliações para o email do Cresan (Comitê Técnico de Regulamentação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico: cresan@uberlandia.mg.gov.br.
A função do Cresan é acompanhar, analisar, diagnosticar e orientar as diretrizes políticas públicas do saneamento básico de Uberlândia, com principal atenção à água potável e ao esgoto sanitário. O DMAE passa os projetos ao Cresan que, depois de avaliado, o encaminha ao prefeito. É a primeira vez que é realizada a consulta pública para este tipo de assunto.

Fillipe Alves
30/11/09

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vereador Adriano Zago em mais uma entrevista

O vereador Adriano Zago concedeu mais uma entrevista. Dessa vez ao repórter Alex Garcia, da Rádio Itatiaia, no programa Chamada Geral. Adriano Zago discorreu sobre sua atuação na cidade e as vitórias conquistadas. "Conseguimos muitas ações positivas para Uberlândia. Trago de, primeira mão, a construção de uma agência do Banco Bradesco para o bairro São Jorge. Fizemos o ofício e fomos respondidos. Em breve a agência será construída, o que trara benefícios também para a área central, pois aliviará o fluxo ali. Acreditamos que a partir da agência Bradesco, as outras também se interessarão e abrirão outras unidades. Ficamos felizes, pois essa vitória é fruto do nosso esforço e a população sai ganhando", argumentou o vereador.

Vereador Adriano Zago conhece CEMEPE


O vereador Adriano Zago participou de uma reunião no CEMEPE - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz. O objetivo do encontro foi conhecer a instituição e estreitar laços. O vereador e sua assessora pedagógica foram recebidos pela coordenadora geral, professora Neide, que apresentou os seis setores que funcionam no local e seus respectivos coordenadores. O CEMEPE é um espaço de aprimoramento teórico-prático, por excelência, que promove a capacitação continuada dos profissionais do Sistema de Ensino.
É uma Instituição da Prefeitura Municipal de Uberlândia idealizada pela Secretaria Municipal de Educação, tem como base filosófica uma Política-Pedagógica convergente à atualização e adequação dos conhecimentos teórico-práticos dos profissionais da educação, por meio da “Formação Continuada”, numa dialética processual e gradativa.
Sua oficialização ocorreu por Decreto Nº 5338, na data de 15/10/1992. Seus esforços concentram-se no planejamento e efetivação das ações educacionais, sociais, culturais e artísticas de cunho formativo e informativo. Contudo, opta por uma gestão onde seus princípios éticos e morais sejam as diretrizes norteadoras para atingir os interesses e as necessidades coletivas. 
"Ficamos muito satisfeitos com a visita. Cuidar da educação de Uberlãndia é primoridal em nosso mandato e com certeza o contato com a secretaria de educação é intenso", destacou o vereador Adriano Zago.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vereador Adriano Zago participa do primeiro aniversário da Revista Mercado


Foto: Douglas Soares
O vereador Adriano Zago foi o representante da Câmara Municipal no evento que comemorou o primeiro aniversário da Revista Mercado. A comemoração ocorreu no Átrio Business Center e contou com a presença de várias autoridades, da imprensa e de empresários de Uberlândia. A Revista Mercado comemorou, com grande sucesso seu primeiro aniversário, anunciando ainda sua expansão para o Distrito Federal. "Anunciamos que a Revista Mercado DF será lançada em breve, com a mesma estrutura, porém com parte do conteúdo voltado para os leitores de Brasília e região", afirmou Eduardo Lacerda, um dos fundadores da revista.
O vereador Adriano Zago destacou sua satisfação em participar do evento. "É muito importante e bom vermos nossa imprensa local se destacando e se expandindo. Parabenizamos toda a equipe da Revista Mercado pelo sucesso alcançado. Conte conosco nessa caminhada", finalizou o vereador.


Em breve, postaremos algumas fotos. Aguardem!

Vereador Adriano Zago participa de mais uma entrevista sobre o Projeto Bullying

Hoje, a partir das 12h, o vereador Adriano Zago, concederá mais uma entrevista sobre o Projeto Bullying. Dessa vez, o vereador estará na Rádio Globo Cultura 1020 AM, com o apresentador Hugueney Bisneto. Não percam!!! Hoje das 12h às 12h35.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vereador Adriano Zago participa de Campeonatos de Karatê



O vereador Adriano Zago, grande incentivador do esporte em Uberlândia e região, participou de vários campeonatos de karatê. No último sábado esteve presente no poliesportivo do Rosevelt, onde acompanhou a Copa dos Campeões.






sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vacinação contra a Meningite C será entre os dias 23 de novembro e 4 de dezembro


A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia (SMS) realiza a “Campanha Estadual de Vacinação Contra a Meningite C” entre os dias 23 de novembro e 4 de dezembro. A vacina Meningo-c deverá ser tomada por todas as crianças com idade entre três e 23 meses. Ela não tem contra-indicações e será aplicada em toda a rede municipal de saúde, formada pelas Unidades de Atendimentos Integrados (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programas Saúde da Família (PSFs).

Na semana de 23 a 27 de novembro serão atendidas demandas espontâneas nas unidades.
No dia 28 de novembro, sábado, a Campanha será aberta oficialmente às 8h, na UAI Martins, que fica na avenida Belo Horizonte, 1084, bairro Martins. Neste dia, todas a unidades municipais de saúde estarão abertas para a vacinação.
No período de 30 de novembro a 4 de dezembro a Campanha continuará nas unidades e será feita também em creches, berçários e escolas infantis, públicos e particulares, onde tem crianças na faixa etária da Campanha.
Segundo Maria Aparecida dos Santos, do Programa de Imunização da SMS, o objetivo é imunizar 100% das crianças na faixa etária estipulada. Para isso, Uberlândia recebeu 15.864 doses da Meningo-c. “Uberlândia recebeu estoque de vacina suficiente para atender suas crianças e esta campanha vai atender a população do Município. Não serão vacinadas crianças sem caderneta de vacinação, pois será checado o endereço e o local de residência e a atualização do cartão”, explica Maria Aparecida. Ela destaca que a Campanha é estadual e cada cidade mineira recebeu a quantia certa para a sua população com idade entre três e 23 meses. Maria Aparecida lembra que a vacina contra Meningite C, para crianças com menos de dois anos de idade, agora faz parte do calendário básico de vacinação em Minas Gerais.
Durante a Campanha serão aplicadas também, nas crianças com o cartão atrasado, as vacinas que fazem parte do calendário básico.

Fonte: Secom

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Participe de nossas enquetes sobre meio ambiente



O vereador Adriano Zago, preocupado com as questões ambientais, tem em sua equipe de assessoria, uma profissional para trabalhar específicamente com meio ambiente. Dois relatórios, divulgados no último mês pela ONU e pelo Governo dos EUA, afirmam que a poluição do ar atingiu um índice alarmante: cerca de 380 partículas por milhão (ppm). Esse número é maior do que o registrado em mais de um milhão de anos, e possivelmente em 30 milhões de anos.
De acordo com os dados, a atmosfera da Terra nunca esteve tão poluída, ao ponto de batermos o recorde de emissão de gás carbônico. Ainda segundo os especialistas, atualmente poluímos 30% a mais do que no início da Revolução Industrial e certamente iremos pagar por isso com mudanças climáticas bruscas. Os cientistas argumentam que caso o comportamento das pessoas e empresas não mude drasticamente, furacões, secas, nevascas, entre outras intempéries, serão cada vez mais freqüentes.
"Precisamos mudar nossa postura urgentemente. Como agente político, pretendo investir, por meio de projetos e outras ações, em uma gestão ambiental mais coerente e, que efetivamente funcione para nossa cidade. Para tanto, queremos a participação de cada cidadão nessas ações. Para começar, seria muito importante que nossas enquetes sejam respondidas, pois elas são o ponta-pé inicial para o cumprimento de nossos objetivos. Participe conosco por uma Uberlândia melhor!!!", enfatiza o vereador Adriano Zago.
As enquetes estão do lado direito do Blog e estarão disponíveis para votação até o final do ano.

Bullying é discutido no MGTV Responde

Violência escolar ou Bullying foi o tema principal do MGTV Responde, quadro do Jornal MGTV 1ª Edição, da TV Integração, de terça-feira, dia 17 de novembro.

Para a pedagoga, Valéria Santos, assessora pedagógica do vereador Adriano Zago, que concedeu entrevista ao programa, o Bullying é um desafio para os educadores. A pedagoga afirma que o problema acontece em muitas escolas. Mas diferentemente das públicas, nas particulares a pressão econômica inibe a repreensão dos alunos. “Existe o medo de perder o aluno por causa de alguma repreensão”, comenta Valéria.
O vereador Adriano Zago entrou com um projeto de lei na Câmara Municipal, denominado Projeto Bullying. O projeto prevê a instituição de disciplinas extracurriculares como medidas de conscientização, prevenção e combate ao Bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas municipais de educação básica no município de Uberlândia. “É muito importante que a mídia fale sobre o tema, isso dará mais força para que muitas vítimas denunciem. Com isso esperamos menos sofrimento para elas. Pretendemos com o projeto também auxiliar no combate à violência escolar. Vamos lutar para isso”, argumentou Adriano Zago, autor do projeto. O assunto voltarará ao programa na próxima terça-feira, a partir das 12h. Não percam!




terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comenda Augusto César é entregue pelo vereador Adriano Zago



O vereador Adriano Zago entregou a maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Uberlândia à Rosalina Vilela, presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia. A congratulação foi entregue ontem à noite, em sessão solene, na Câmara Municipal.
A comenda Augusto César homenageia pessoas e entidades que se destacaram no desenvolvimento do município. Neste ano, foram 23 contemplados — 21 pelos vereadores e dois escolhidos pelo prefeito Odelmo Leão.
Augusto César foi um dos principais articuladores para a emancipação do município de Uberlândia. Ele foi magistrado durante 35 anos, vereador, deputado provincial e presidente e agente executivo da primeira Câmara Municipal de São Pedro do Uberabinha. Neste ano, completa-se o centenário da morte de Augusto César.  Foi ele quem organizou o Regimento Interno da Municipalidade, planificou e difundiu o ensino em todo o município. Como agente executivo realizou várias obras, principalmente construindo o progresso de Uberlândia e região.
Em 2009 a Medalha Augusto César completa 30 anos, graças a seus criadores, os ex-vereadores e cidadãos honorários de Uberlândia Dorival Alves do Nascimento e João Paulino.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Acessem o link do Farol Comunitário e leia nossa matéria sobre o Bullying

http://www.farolcomunitario.com.br/uberlandia_100_0816.htm

Projeto Bullying - violência escolar


O termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre estudantes e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possíveis a intimidação da vítima.
 
Dados da violência escolar no Brasil
Segundo dados do Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre estudantes da ABRAPIA – Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência, a agressão moral praticada por crianças e jovens, já atinge 45% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil. Ainda segundo o programa, 41,6% daqueles que admitiram serem alvos de Bullying disseram não ter solicitado ajuda aos colegas, professores ou família; 23,7% dos que pediram ajuda foram atendidos; 69,3% admitiram não saber as razões que levam à ocorrência de Bullying e 51,8% dos alunos autores de Bullying afirmaram que não receberam nenhum tipo de orientação ou advertência quanto à incorreção de seus atos.
Uma organização não governamental, a Plan, criada em 1937 e presente em mais de 60 países, apurou em pesquisa própria que, a cada dia, 1 milhão de estudantes sofrem algum tipo de violência ao redor do globo. No Brasil, de acordo com a ONG, 84% dos 12 mil alunos ouvidos em seis estados classificaram seus colégios como “violentos”, enquanto cerca de 70% deles disseram ter sido vítimas de violência dentro das instituições de ensino.

Tratamento
O Bullying pode causar efeitos negativos nas vítimas, tais como os sentimentos de medo e ansiedade que, por vezes, podem ser difíceis de ultrapassar. Dependendo das características individuais das vítimas, estas podem, mais tarde, evidenciar problemas de relacionamento interpessoal, motivados por uma baixa autoestima, ou podem mesmo assumir também um comportamento agressivo para com os outros.
É importante que os pais estejam alertas e, confirmada a ocorrência de Bullying, devem conversar com o seu filho. Deverão, também, informar a escola para que possam ser tomadas medidas adequadas à situação vivenciada. O acompanhamento especializado é também indicado. A solução passará, sobretudo, por adotar estratégias de prevenção, compreensão, pois só assim haverá uma transformação na mentalidade do agredido e do agressor, de modo a tornar o espaço da escola, e da sociedade em geral, num meio mais saudável e marcado pela afetividade.


Projeto Bullying
Diante de todos os relatos apresentados, o vereador Adriano Zago entrou com um Projeto de Lei sobre o Bullying, na Câmara Municipal de Uberlândia. O projeto prevê a instituição de disciplinas extracurriculares como medidas de conscientização, prevenção e combate ao Bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica no município de Uberlândia.


Objetivos do Projeto
I – Prevenir e combater a prática do Bullying nas escolas;
II – capacitar docentes e equipe pedagógica para implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III – incluir regras contra o Bullying no Regimento Interno da escola;
IV – orientar os envolvidos em situação de Bullying, visando à recuperação da auto-estima, o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente escolar;
V – orientar os agressores, por meio de pesquisa dos fatores desencadeantes de seu comportamento, sobre as conseqüências de seus atos, visando torná-los aptos ao convívio em uma sociedade pautada pelo respeito, igualdade, liberdade, justiça e solidariedade.

Prefeitura realizará “Dia de Mobilização Contra a Dengue”

No dia 21 deste mês a Prefeitura de Uberlândia realizará o “Dia de Mobilização Contra a Dengue”. Cerca de 400 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão envolvidos nas ações realizadas na praça Tubal Vilela, Supermercados Bretas, plataformas do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila e terminais Central, Umuarama, Planalto e Santa Luzia de ônibus. As atividades acontecerão das 8h às 14h e a Prefeitura terá como parceiros o SESI Gravatás e a Superintendência Regional de Ensino.
De acordo com Neide Borráz, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, da SMS, na praça Tubal Vilela haverá um momento cultural com diversas atrações, apitaço e passeata. Serão montadas barracas onde agentes municipais informarão o público e mostrarão larvas do mosquito Aedes aegypti. “Nossa maior parceira é a população e contamos com ela no combate à dengue”, garantiu Neide Borráz.
Uma novidade será o concurso de cartazes, paródias e músicas dos estudantes sobre a dengue. As inscrições podem ser feitas até amanhã (13), pelos alunos da rede pública com mais de cinco anos, nas escolas onde estudam. Os vencedores receberão certificados e medalhas e se apresentarão na Praça Tubal Vilela. “Sabemos que muitos alunos cobram dos pais os cuidados contra a dengue e queremos com o concurso conscientizar ainda mais os estudantes e os professores sobre a importância do combate e da prevenção”, disse Neide Borráz. Já nos terminais e supermercados haverá panfletagem e agentes darão explicações sobre como evitar a dengue.
“A população não pode vacilar, por isso trabalhamos com a prevenção e a conscientização”, afirmou o supervisor de Controle da Dengue, Luis Carlos Nascimento.

Marden Rangel
12 de novembro de 2009





quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Judocas da Futel conquistam medalhas no Brasileiro de Judô



O vereador Adriano Zago parabeniza todos os judocas da FUTEL pela participação no Campeonato Brasileiro de Judô das Ligas, em Contagem-MG e ainda, pelas medalhas conquistadas. Grande incentivador do esporte em Uberlândia, Adriano Zago já foi karateca durante muitos anos. "A prática do esporte traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. Por isso nosso grande incentivo nessa área", destacou o vereador.

Premiados:
Categoria infantil até 55kg - Judoca Bruno Montes conquistou a medalha de ouro
Categorias Junior até 52kg - Taís Vilela, Junior até 63kg - Lorena Veríssimo e Sênior até 63 kg - Cindy Emily, conquistaram a medalha de prata;
Categorias Infanto-juvenil até 59kg - Rafael Montes, Juvenil até 48kg - Michele Batista, Sênior até 60kg - Danilo Vilela e Sênior até 66kg - Geraldo Marcos, conquistaram o bronze. 

Farmácia Unimed Uberlândia desenvolve ação no Dia Mundial do Diabetes

A Farmácia Unimed Uberlândia promove uma ação gratuita nos dias 13 e 14 de novembro no Center Shopping, durante o funcionamento comercial, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. Além de orientar o público sobre qualidade de vida e outros serviços de medicina preventiva, uma equipe multidisciplinar apresentará o programa Diabetic Center, implantando recentemente na Farmácia Unimed Uberlândia.

O Diabetic Center propõe o conceito em atenção farmacêutica às pessoas diabéticas. De acordo com Cleuber Pacheco, farmacêutico da Unimed Uberlândia, a cooperativa busca a cada dia agregar mais serviços de qualidade ao plano de saúde Unimed. “A Unimed promove a vida e o bem estar. Vimos no programa Diabetic Center um diferencial importante para beneficiar a vida dos nossos cooperados e clientes”, disse.

Diabetic Center: novo conceito em tratamentos
O programa Diabetic Center propõe a educação no tratamento de diabetes, através de atendimento personalizado, serviços como orientação nutricional, dicas de saúde e produtos atualizados. Entre os principais produtos comercializados pelo serviço Diabetic Center, estão: monitores de glicemia + colesterol + triglicérides, tiras de testes para os monitores, lancetas, cremes pédicos, álcool em sache, hidratantes, canetas injetoras de insulina, agulha para caneta injetora, seringas para aplicação de insulina, insulinas, alimentos diet, adoçantes, livros, balanças digitais e muito mais.
Segundo o professor e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Carlos Henrique, idealizador do programa Diabetic Center, a finalidade do programa é conscientizar o diabético de que, aderindo ao tratamento, pode ter uma vida saudável e longa, sem complicações mais sérias. "Nosso objetivo é promover a educação em diabetes”, enfatiza.
O Diabetic Center tem orientações nutricionais gratuitas através de palestras on line pelo site www.diabetic-center.com.br. O programa tem o apoio da Unimed Previne, Bayer Diabetes Care e Roche Diagnostico.

Dia Mundial do Diabetes
No dia 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi escolhida por ser o dia no nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os primeiros cientistas a conceberem a idéia que levou à descoberta da insulina.
A ação da Unimed faz parte de uma campanha internacional. Para chamar a atenção para o problema e levar ao debate tudo o que envolve a doença, a International Diabetes Federation realiza centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. O Dia Mundial tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, recentemente, da ONU (Organização das Nações Unidas). Saiba mais sobre a campanha no site http://www.diabetes.org.br/


Mais informações:
Fernanda Beraldo
Serifa Comunicação - Assessoria de Imprensa – Unimed Uberlândia
(34) 3224 6084/ 3215 4183/ 9671 7082

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FUTEL abre inscrições para concurso público



Mais de 300 vagas serão disponibilizadas


As inscrições para concurso público para a Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (FUTEL) poderão ser feitas a partir do dia 16 de novembro (segunda-feira). Ao todo, mais de 300 vagas foram disponibilizadas, sendo que 32 serão destinadas a cadastros reserva e outras 22 a pessoas com deficiência. As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 16 de dezembro, pelo site www.conesul.org.br ou no posto de atendimento da SUPERE, que fica na avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, n°5, Santa Maria, Uberlândia – MG, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.


Pré-requisitos


Para participar do processo seletivo, é preciso  ter mais de 18 anos, preencher o formulário de inscrição e pagar taxa específica. O valor é de R$12,00 para pessoas com nível de escolaridade fundamental completo e incompleto, R$16,00 para quem possui apenas ensino médio completo e R$24,00 para candidatos com ensino superior. A carga horária é de 30 horas semanais.


Confira os cargos oferecidos:


- Advogado;
- Agente de serviços gerais (ajudante de manutenção e reparos);
- Agente de serviços gerais (auxiliar de obras e serviços públicos);
- Agente de serviços gerais (jardineiro);
- Agente de serviços gerais (auxiliar administrativo);
- Agente de serviços gerais (porteiro);
- Agente patrimonial;
- Almoxarife;
- Assistente administrativo;
- Assistente social;
- Contador;
- Engenheiro civil;
- Oficial de manutenção e reparos (pedreiro);
- Oficial de manutenção e reparos (eletricista);
- Oficial de manutenção e reparos (encanador);
- Oficial de manutenção e reparos (serralheiro);
- Oficial de manutenção e reparos (armador);
- Oficial de manutenção e reparos (carpinteiro);
- Oficial de manutenção e reparos (pintor);
- Operador de máquinas leves;
- Psicólogo;
- Profissional de educação física;
- Salva-vidas;
- Motorista;
- Técnico em agropecuária;
- Técnico em esporte (futebol);
- Técnico em esporte (judô);
- Técnico em esporte (karatê);
- Técnico em esporte (tae kwon do);
- Técnico em química;
- Técnico em contabilidade e
- Técnico em segurança do trabalho.

Fonte: Secom