terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uberlândia comemora os 150 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil



A Igreja Presbiteriana do Brasil comemora este ano 150 anos de história em nosso país. Para celebrar tão importante data, o Conselho de Pastores Presbiterianos de Uberlândia - CPPU, promoveu um Culto de Ação de Graças no dia 25 de outubro, às 19h30, no salão Apoteose, no bairro Copacabana.
Para homenagear a instituição, o vereador Adriano Zago, presbítero da Igreja Presbiteriana Central, entregou uma Moção de Aplauso às treze Igrejas Presbiterianas de Uberlândia, suas respectivas Congregações, aos Presbitérios da região, Supremo Concílio e Sínodo. O pregador da noite foi Rev. Saulo José da Silva, pastor da 10ª Igreja Presbiteriana de Governador Valadares. Houve ainda a participação do Coral Glória e Louvor. "Que o Senhor abençoe as igrejas presbiterianas, seus pastores e ministérios. Louvamos a Deus pela vida de cada um de vocês", afirmou Adriano Zago.



História da Igreja


Há 150 anos chegou ao Rio de Janeiro o primeiro missionário presbiteriano em terras brasileiras, rev. Ashbel Green Simonton. A Igreja Presbiteriana é herdeira de uma das expressões da Reforma Protestante, cujos líderes iniciais foram Ulrico Zuínglio e João Calvino. O Movimento Reformado ou Calvinista difundiu-se por muitos países da Europa, chegando também às Ilhas Britânicas, onde surgiram vigorosas igrejas presbiterianas na Escócia e na Irlanda. No século 18, imigrantes desses países levaram o presbiterianismo para a América do Norte. Ao longo do século 19, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América (PCUSA) participou do intenso esforço missionário protestante ao redor do mundo. A Junta de Missões Estrangeiras, fundada em 1837 na cidade de Nova York, enviou seus primeiros missionários à Índia, Tailândia, China, Colômbia e Japão. Em 1859, chegou a vez do Brasil.

Fonte: www.ipb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário