sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vereador Adriano Zago é entrevistado sobre Projeto Bullying



O vereador Adriano Zago foi entrevistado, no Programa Revista Líder, com Hugney Bisneto e Julinho, na rádio Líder FM. O objetivo da entrevista foi apresentar um projeto do vereador junto à Câmara Municipal denominado Projeto Bullying.

Durante o encontro, Adriano Zago destacou com muita propriedade o que é Bullying, onde e como ocorre e quais as formas existentes desse grave problema.


Conheça o Projeto Bullying

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre estudantes e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possíveis a intimidação da vítima.
O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Como conseqüência desse problema, muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com freqüência, ou abandonam os estudos. Há situações em que o jovem entra em extrema depressão e tenta ou comete suicídio.

Com o objetivo de abater a violência dentro das escolas, o projeto Bullying propõe a inclusão de  disciplinas extracurriculares que tenham como metas medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica no município de Uberlândia.

A preocupação com a violência dentro das escolas sempre incomodou Adriano Zago e seus assessores jurídicos e pedagógicos. "Um problema, como o bullying, se não for levado a sério, pode causar graves conseqüências para vítimas, agressores e expectadores", destacou o vereador durante a entrevista para a rádio Líder FM.

O vereador ainda esclareceu que as vítimas de bullying geralmente perdem a auto-estima, sentem-se envergonhadas e passam a não querer ir mais a escola para evitarem novas agressões. Desenvolvem também problemas de concentração e dificuldade de aprendizado.


Resultado da entrevista

Durante a conversa, alguns ouvintes interagiram no diálogo dos apresentadores Julinho, Hugney Bisneto e Zago. Puderam fazer comentários ou tirar suas dúvidas.


O vereador Adriano Zago encerrou a entrevista e afirmou que seu gabinete está à disposição da comunidade para sanar as dúvidas e servir de elo no combate a esse problema tão sério e urgente. “Em breve, faremos um debate envolvendo profissionais da área e a comunidade. Vamos trabalhar arduamente no combate ao bullying, pois nossas crianças e adolescentes merecem uma qualidade de vida saudável e livre de qualquer tipo de agressão”, finalizou Adriano Zago.
Zago ainda dará uma entrevista no dia 29 de outubro, também para Hugney Bisneto, no seu programa "Essencial HB", que é veiculado no Canal da Gente (canal 15) de segunda a sexta, às 21h30.

2 comentários:

  1. Eu cheguei a ouvir a rádio nesse dia, esse projeto é um retrato de uma realidade que infelizmente ainda existe,vá em frente e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Vereador,quem de nós não conhece alguém que vive as consequências de agressões da escola ou do trabalho?O problema é o medo que nós acompanha e nós acovarda de enfrentarmos esta triste realidade.Parabéns por ter a coragem de apresentar projeto desse nível a comunidade uberlandense.

    ResponderExcluir