quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Homenagem ao Dia do Vereador

No mês de outubro comemoramos o Dia Nacional do Vereador. Em homenagem a data, o vereador Adriano Zago discursou durante a primeira Sessão do mês, na Câmara Municipal de Uberlândia. Veja abaixo o discurso na íntegra:


“Excelentíssimo presidente da mesa Hélio Ferraz, caros vereadores e vereadoras, assessores e cidadãos aqui presentes e também a comunidade que nos assiste pela TV.
O que motivou cada um de vocês, vereadores, a estarem hoje aqui neste Plenário? Para que fomos eleitos? O que temos feito aqui? Como os cidadãos nos vêem lá fora ou quando nos assiste pela TV?
Meus caros colegas, a Lei nº 7.212, de 20 de julho de 1984, instituiuo dia 1º de outubro como Dia Nacional do Vereador. É preciso destacar e informar a população do nosso real papel na sociedade. Uma sociedade tão descrente com a nossa política, mas que, no entanto, precisa ter a consciência de que estamos aqui para trabalharmos em prol de uma cidade melhor.
As Câmaras Municipais exerceram papel fundamental, desde o Brasil Colônia, na condução dos interesses da sociedade. A vida de político é laboriosa. Muitos crêem que vivemos de glamour, apenas de contentamentos. Às vezes os regozijos existem sim, mas são raros. Na verdade, compramos os problemas alheios e lutamos por eles, permanentemente, o que muitas vezes nos leva a esquecermos dos nossos. As ações do vereador são determinantes para a boa saúde da democracia, na promoção dos interesses dos Municípios e na fiscalização que exerce sobre o Executivo Municipal. A qualidade de vida da população depende vitalmente do nosso bom desempenho. Por isso tudo é que ao assumirmos nosso mandato colocamos um peso em nossas costas.
O poder legislativo de Uberlândia existe desde 1892. Naquele ano, no dia 7 de março, tomou posse a primeira Câmara de Vereadores eleita pelo povo de Uberlândia. Equivale dizer que há mais de 110 anos surgiram os primeiros vereadores. De lá para cá, nobres homens trabalharam incansavelmente por esta cidade e que, com certeza servem de exemplos para nós. Não poderia deixar de citar nomes importantes como saudoso Virgilio Galassi, vereador de 1963 a 1966, presidindo a Câmara Municipal, além de prefeito de Uberlândia por quatro mandatos. Galassi foi um político de pulso firme, e sempre foi um dos maiores empreendedores com o desenvolvimento de
Uberlândia. O que dizer também do Sr. Amir Cherulli, vereador por nove mandatos e que também trouxe tantas contribuições para nossa cidade.
Nós somos os tijolos indispensáveis do edifício da democracia. Ao exercer seu mandato popular, o vereador propõe, legisla, fiscaliza, articula os interesses locais da população. É uma função nobre! Devemos estar sempre conscientes de nossa missão, que é a da construção permanente e incansável da cidadania.
Nós devemos ser agente primordial da democracia, agindo em favor da transparência da administração pública e da boa aplicação dos recursos. É de suma importância ressaltar, mais uma vez, que nós não podemos recorrer à práticas assistencialistas. Temos entrelaçados em nossa estrutura social que ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes coronelísticos que persistem como herança política da República Velha. O vereador não tem obrigação e nem deve dar dinheiro a ninguém! Dar dinheiro educa mal o povo e caracteriza compra de votos, o que é proibido por lei.
Que possamos nos esforçar para educar melhor nosso povo quanto ao nosso real papel nesta Casa: o de fiscalizador das ações do executivo. Que possamos protocolizar projetos e requerimentos que realmente tragam melhorias para nosso povo.
Parabenizo cada vereador desta Casa! Que Deus possa abençoar nosso trabalho diariamente e que possamos realmente fazer diferença para essa cidade, para nosso povo!”

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário