terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vereador Adriano Zago promove evento em homenagem ao Dia do Professor




“Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Nós todos somos aprendizes, fazedores, professores." Richard Bach


O “Dia do Professor” é festejado em nosso país no dia 15 de outubro. Foi instituída por meio do decreto Nº 52682, assinado pelo, então, Presidente da República, João Goulart, em 1963. A data possui riqueza histórica. Afinal pode-se dizer que neste dia foi instituído o ensino público no Brasil, por decreto Imperial de D. Pedro I, em 1827. O referido documento assinado pelo Imperador ordenava a criação de escolas de “primeiras letras” (alfabetização) em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império.
Fonte: FITEE - Federação interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino

Hoje, quando enfrentamos tantas adversidades e quando nos deparamos com quantos desafios e dificuldades, é reconfortante conhecer essa história, que resgata o orgulho do profissional e ressalta o valor individual de cada trabalhador e a força coletiva de nossos educadores. A luta é árdua, mas o legado é inestimável.

Nosso país ainda tem muitos desafios para tornar a educação referência. Atualmente, são 600 mil crianças que ainda estão fora da escola no Brasil; em nosso Estado, 2,6% das crianças ainda não freqüentam escolas regulares e 20% dos alunos em idade escolar param de estudar por exercer uma atividade remunerada. A realidade precisa ser melhorada e os profissionais de educação mais valorizados.

Pensando neste contexto e com o objetivo de comemorar essa importante data, o gabinete do vereador Adriano Zago promoverá um evento no dia 14 de outubro, às 19h, no Plenário Homero Santos. Na solenidade, além da homenagem ao professores presentes, haverá entrega da Moção de Aplauso àqueles profissionais de destaque que estarão representando as redes de ensino.

Os homenageados da noite serão:

Rede Municipal de Ensino: Maria Inês Mendonça, a vovó Caximbó e a assessora pedagógica da Secretária Municipal de Educação Célia Maria do Nascimento Tavares;

Rede Estadual de Ensino: Maria de Fátima Santos Simamoto;

Rede Federal de Ensino: professora da FACED-UFU, Marília Vilela de Oliveira;

Rede Particular de ensino: diretor pedagógico do Colégio Nacional, Thomé de Freitas Caíres Junior.

O evento ainda contará com as participações culturais do músico Ricardo Norcela, do Quarteto feminino da Banda Municipal de Uberlândia cujo responsável é o maestro Elias e ainda do Grupo Era Uma Vez, com as professoras Adriana e Máida.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário