segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Finanças promove palestras para contadores e profissionais de empresas prestadoras de serviços sobre o UDIgital


A Secretaria Municipal de Finanças organiza ciclos de palestras para que contadores e prestadores de serviço possam se adequar ao novo sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas da Prefeitura Municipal de Uberlândia, o UDIgital.

Estão programadas 6 palestras divididas em 3 etapas e 3 grupos. Para o primeiro grupo serão ministradas nos dias 13,14 e 15 de janeiro. O segundo grupo assiste as palestras nos dias 22 e 23 de fevereiro. O grupo 3 nos dias 15 e 16 de março. Todas as palestras serão realizadas das 9h às 11h e das 18h às 20h, no auditório Cícero Diniz.
Durante o treinamento, os participantes vão conhecer detalhes sobre como será feito o credenciamento e o recadastramento das empresas para que sejam habilitadas e possam emitir as notas fiscais eletrônicas, já que a partir de 1º de fevereiro, o sistema passa a ser totalmente eletrônico.
A obrigatoriedade do cadastramento vai do dia 18 de fevereiro ao dia 31 de março. A empresa que não se regularizar ficará fora do ISS digital e sujeita a multa.
Os contadores e prestadores de serviços devem acessar o site http://udigital.uberlandia.mg.gov.br para verificar em qual item de serviço estão enquadrados junto ao Cadastro Municipal do Contribuinte e o grupo no qual deverá ingressar no novo sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica para participar das palestras.

UDIgital
O programa prevê a implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços/NFS-e. A NFS-e é um documento exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente para documentar as operações de prestação de serviços, substituindo a emissão manual de notas fiscais de papel. Com conexão segura e credenciamento prévio de responsáveis, a solução possibilita a impressão, re-impressão ou cancelamento da NFS-e, além da emissão da respectiva guia de recolhimento pela internet, o que representa muito mais economia, agilidade e transparência.

Benefícios para os Contribuintes, as Empresas e a Prefeitura:
- Redução de custos com papel, envio e armazenamento de notas fiscais;
- Simplificação do cumprimento das obrigações acessórias (emissão, livros fiscais, declaração);
- Incentivo à adoção de relacionamento eletrônico entre prestadores e tomadores de serviço;
- Eliminação de erros de preenchimento de cálculos;

Abrir uma empresa em Uberlândia também vai ficar mais fácil. O programa oferece um sistema on line que reduz a burocracia na hora de liberar e expedir a Licença Sanitária, Licença Ambiental e o Alvará de Funcionamento das Empresas. Tudo isso de forma rápida, sem necessidade do interessado ir até a Prefeitura. Com o Sistema Empresa Fácil, a Prefeitura trabalha para incentivar a abertura de novas empresas e regularizar as atividades informais.

Fonte: Secom - Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário