segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Semana de combate à Hanseníase começa hoje

A partir de hoje (25), a Secretaria Municipal de Saúde dá início à Semana de combate à Hanseníase.


A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. De evolução crônica, afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos braços e das pernas. Se tratada precocemente e de forma adequada, tem cura e não deixa sequelas.

Até agora, a Secretaria Municipal de Saúde já diagnosticou e registrou 100 pacientes. Todos passam por tratamento e acompanhamento contínuo. Para obter o diagnóstico precoce, é necessário que o paciente procure qualquer unidade de saúde, ou o Programa Municipal de Controle de Hanseníase no anexo da Secretaria Municipal de Saúde.

O contágio pela hanseníase se dá por meio do convívio íntimo e prolongado com os portadores da forma contagiosa da doença, sem tratamento. O período de incubação da doença é de três a sete anos.

Os primeiros sintomas são: manchas brancas e vermelhas, com alteração de sensibilidade ou dormentes, e que podem surgir em qualquer parte do corpo. Os casos de diagnóstico tardio podem, além das manchas, apresentarem acometimento de nervos periféricos e, portanto, tem um risco maior de apresentar incapacidades e deformidades nos olhos, mãos e pés.

Para mais informações sobre a programação da Semana de Combate à Hanseníase, acesse o portal da Prefeitura Municipal de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br).

Fontes: SECOM e Ministério da Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário