segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Adriano Zago e equipe apresentam palestra sobre Bullying

O vereador Adriano Zago e sua assessora pedagógica Valéria Cristina apresentaram palestra sobre o Bullying  na Escola Municipal Joel Cupertino no bairro Dom Almir. A palestra aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro.
No ano de 2009, Adriano apresentou um projeto na Câmara Municipal, o qual institui como disciplina extracurricular o conteúdo de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica no município de Uberlândia. No momento, o projeto está em tramitação.

O que é Bullying
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, a seguir, seguem algumas ações que podem caracterizar o ato: colocar apelidos, ofender, humilhar, fazer sofrer, discriminar e excluir.
Fonte: ABRAPIA

Objetivos do Projeto Bullying
I – Prevenir e combater a prática do bullying nas escolas;
II – capacitar docentes e equipe pedagógica para implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III – incluir regras contra o bullying no Regimento Interno da escola;
IV – orientar os envolvidos em situação de bullying, visando à recuperação da auto-estima, o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente escolar;
V – orientar os agressores, por meio de pesquisa dos fatores desencadeantes de seu comportamento, sobre as conseqüências de seus atos, visando torná-los aptos ao convívio em uma sociedade pautada pelo respeito, igualdade, liberdade, justiça e solidariedade.

 Adriano Zago durante palestra sobre o Bullying na Escola Municipal Joel Cupertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário