quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Adriano Zago entrega Comenda Augusto César a Cora Pavan Capparelli

Na manhã de ontem, 31 de agosto, aniversário de 122 anos de Uberlândia, a Câmara Municipal de Uberlândia realizou solenidade de entrega da Comenda Augusto César. O vereador Adriano Zago prestou homenagem à Cora Pavan de Oliveira Capparelli, personalidade responsável pela fundação do Conservatório Estadual de Música e dos departamentos de Música, Artes Plásticas e Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.

"Dona Cora Pavan Capparelli é responsável pelo fomento da cultura artística em Uberlândia, principalmente no campo da música. A Comenda Augusto César é a mais alta honraria de nosso município e deve ser entregue àqueles(as) que contribuiram de forma expressiva com o desenvolvimento de nossa cidade", comentou Zago.

Cora Pavan De Oliveira Capparelli
Cora Capparelli tem 82 anos, está casada a mais de 50 anos, tendo 3 filhos, 1 genro, 2 noras, 8 netos e 2 bisnetos. Em 1946, bacharelou-se em Geografia e História pela PUC - (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e em Música - piano e canto - pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
No ano de 1957 fundou o Conservatório Musical de Uberlândia, do qual mediante sua doação, surgiram: o Conservatório Estadual de Música de Uberlândia (Escola de Nível Fundamental e Médio) e os Departamentos de Música, Artes Plásticas e Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, que dirigiu por muitos anos.
Cora Capparelli contribuiu com a Universidade de Uberlândia como professora de História do Brasil, de Teoria da História e História Regional, bem como de Biogeografia e Cartografia, além de lecionar na Faculdade de Filosofia de Araguari - MG, as mesmas disciplinas da área geográfica.

Sobre a Comenda Augusto César
De acordo com a Resolução 365/88, a Comenda Augusto César foi criada para homenagem à pessoas e entidades que se distinguiram de alguma forma no desenvolvimento do município, de maneira expressiva e notável.

 Adriano Zago entrega Comenda Augusto César a Cora Pavan Capparelli.

Cartão em homenagem à D. Cora Pavan Capparelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário