quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CCZ vai disponibilizar vacina e orientações sobre cuidados com os animais em feira de doações



Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão vacinar animais contra a raiva e orientar os donos sobre cuidados com os bichos de estimação e posse responsável. A ação acontecerá no pátio do Makro Atacadista, entre os dias 5 e 8 de agosto, das 10h às 16h, na Feira “Pet é no Makro” onde estão programados também doações de animais, sorteio de prêmios e atendimento veterinário gratuito.

“É importante as pessoas irem e, ao adotar o cachorro, já sai com ele vacinado. Quem quiser levar o bichinho de casa para tomar vacina também será atendido”, explicou Adalberto Pajuaba, coordenador do CCZ.


Orientações sobre a leishmaniose também serão repassadas. “A nossa equipe de Controle da Leishmaniose estará na feira para explicar como proteger o animal da doença. Como ela não tem cura, é preciso evitá-la”, disse o coordenador.


Além do CCZ, representantes da Associação de Proteção Animal (APA) e da ONG Clube dos Bichos também estarão presentes. As ONGs vão levar 12 animais por dia para serem doados. De acordo com a presidente das ONGs, Dalca Carvalho, serão levados cachorros filhotes e adultos.


“Vamos levar pelo menos dois adultos, na faixa de três a cinco anos. Todos os animais doados são castrados, pois queremos evitar que a população de animais abandonados aumente. Explicamos para a pessoa  como se deve cuidar e entregamos uma cartilha com várias dicas”, destacou Dalca Carvalho.


Quem for adotar deve levar um documento de identidade e cadastrar o nome e o endereço com os representantes da APA no local.


Posse responsável:


- Manter os cães sem acesso à rua, em ambiente limpo, com água, alimentação específica e com local próprio para depósito de urina e fezes ;

- Escovar o animal diariamente para retirar pelos mortos e poeira. A escovação também ajuda a detectar a presença de parasitas, como pulgas e carrapatos.
- Levar o animal regularmente ao veterinário ou quando detectar algum comportamento suspeito.
- Vacina anti-rábica (dose anual oferecida pelo CCZ);
- Vacina Óctupla (dose anual oferecida por clínicas – previne contra oito doenças: Leptospirose, Cinomose, Parvovirose, entre outras);
- Vermifugação a cada seis meses (medicação oral adquirida em clínicas e lojas especializadas);
- Castração de machos e fêmeas (cadastro no CCZ para animais com idade a partir dos seis meses de vida – disponível para proprietários com renda de até dois salários mínimos);

Cuidados com a leishmaniose


Para evitar a presença do mosquito flebótomo, vetor responsável pela leishmaniose, é recomendável o manejo do ambiente onde o animal vive. Deve ser mantido sempre ensolarado, longe de matérias orgânicas como folhas apodrecidas, frutos apodrecidos, restos de alimentos e fezes de animais.


As árvores devem estar bem podadas, sem vasos de plantas amontoados para não deixar o ambiente úmido. Se tiver galinheiros, manter o animal o mais longe possível da residência, porque o flebótomo gosta muito de sangue de aves. O uso da coleira de inseticida (deltametrina 4%) também é aconselhável.


Cuidados com a raiva


A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos mamíferos, inclusive o homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos contaminados pelo Vírus Rábico. A única forma de prevenção é vacinar cães e gatos acima de três meses de idade.


A campanha urbana de vacinação contra a raiva animal começa na próxima semana. De 9 a 14 de agosto cerca de 60 mil animais com mais de 3 meses de vida devem receber a dose.


Programa de Castração


O Centro de Controle de Zoonoses implantou em 2009 o serviço de esterilização para cães e gatos. A cirurgia é feita no hospital veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, parceiro do projeto. A Prefeitura entra com recurso e a UFU com a mão de obra e material.


Para solicitar o serviço, o dono do animal deve procurar a sala de vacina do CCZ, das 7h às 18h, e se cadastrar. É preciso levar RG, CPF e comprovante de renda de até dois salários mínimos.


SERVIÇO


O quê:
Feira “Pet é no Makro”
Quando: 5 a 8 de agosto – 10h às 16h
Local: Pátio do Makro Atacadista – BR 050, Km 73, bairro Custódio Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário