segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Semana de incentivo ao aleitamento materno começa hoje


Entre os dias 2 e 5 de agosto, das 14h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove uma série de atividades durante a Semana Mundial de Amamentação que ocorre anualmente em mais de 120 países e tem o apoio do UNICEF e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O aleitamento materno evita mais de seis milhões de mortes por ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Unicef.

Estão programadas dinâmicas entre mães e gestantes com perguntas e respostas referentes ao aleitamento; lanche com frutas e um momento de confraternização das mães que serão convidadas a amamentar seus filhos simultaneamente.


De acordo com Raquel Cazabona, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, a semana será uma grande confraternização. “A SMS desenvolve um trabalho contínuo para o incentivo do aleitamento. Nossos profissionais estão treinados para receber bem as mães que tenham dúvidas sobre o assunto. Mas para reforçar esta ação cotidiana, decidimos desenvolver estas atividades. E para incentivar a prática, escolheremos bebês que têm alimentação exemplar, tiraremos fotografias e homenagearemos as mães que dão apenas o peito para seus filhos. Estas fotos serão expostas para incentivar outras mulheres”, explicou.


Em Uberlândia, o incentivo ao aleitamento materno é feito por meio do Programa Aninhar, que conta com salas nas oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI). “Esses locais também foram feitos especialmente para apoiar o aleitamento materno. As mães podem procurar as equipes do Programa Aninhar das 8h às 17h para aprender mais sobre a técnica correta de amamentar, as posições certas, entre outras coisas”, informou a coordenadora.


Ainda de acordo com Raquel Cazabona, as mães e gestantes recebem dicas sobre proximidade do corpo do bebê, alinhamento do corpo do bebê, narinas livres, mandíbulas, alinhamento do corpo e cabeça do bebê. Sinais de amamentação incorreta são: bochechas do bebê encovadas a cada sucção, ruídos na língua, mama com aparência esticada ou deformada durante a mamada.

Importância do aleitamento materno


Segundo dados do Ministério da Saúde, o aleitamento materno pode evitar diarréia, infecção respiratória, diminui risco de alergias, hipertensão, diabetes e também reduz a chance de obesidade.


O leite materno é uma vacina natural, pois os anticorpos que a mãe produziu no organismo, ao longo de sua vida, nas ocasiões em que esteve doente, serão repassados para o bebê pelo leite, protegendo-o contra uma série problemas. Além disso, esse leite tem substâncias que estimulam a produção das defesas do organismo do próprio bebê, que então se “arma” contra a invasão de possíveis inimigos como bactérias e vírus. “As crianças que não são amamentadas ao seio têm 14 vezes mais chances de morrer por diarreia e quatro vezes mais risco de morrer por doenças respiratórias que também podem levar a internações indesejadas”, explicou Raquel Cazabona.

Outro fator positivo é que o aleitamento materno diminui em 60 vezes a necessidade de internações hospitalares de bebês menores de três meses. O leite tem as substâncias nas quantidades e qualidades adequadas para o ser humano. No leite de vaca a quantidade de sal e proteínas são adequadas só para os bezerros. Para o bebê, essas substâncias estão em excesso e podem sobrecarregar os rins e o aparelho digestivo.

“O leite materno possui mais de 20 vantagens. É o alimento mais completo que existe para o bebê. Nos primeiros seis meses, ele contém tudo o que é necessário, até mesmo água. Não precisa dar chá, água, outros leites, mingaus ou sucos enquanto ele estiver mamando só no peito, o que traz também grande economia para a família”, contou a coordenadora.


A amamentação também traz diversas vantagens para a mãe. “Evita o câncer de mama, ovário, faz o útero da mãe voltar ao tamanho normal mais rápido depois do parto, previne hemorragias e a osteoporose. Amamentar auxilia na prevenção contra a depressão pós-parto também”, destacou Raquel Cazabona.


Outros benefícios


- Diminui o risco de alergias
- Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
- Reduz a chance de obesidade
- Melhor nutrição
- Efeito positivo na inteligência
- Melhor desenvolvimento da cavidade bucal
- Proteção contra câncer de mama
- Evita nova gravidez
- Menores custos financeiros
- Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho
- Melhor qualidade de vida


Confira programação para XII Semana da Amamentação:


- Segunda-feira (2), das 14 às 17h, no Viva Mansour
Endereço: Rua Rio Citaré, n°52, bairro Mansour

- Terça-feira (3), das 14 às 17h, em frente ao PSF do Lagoinha
Endereço: Rua Pio XII, n°400, bairro Lagoinha

- Quarta-feira (4), das 14 às 17h, no Cesag
Endereço: Rua Maria Augusta de Moraes, n°04, bairro Alvorada


- Quinta-feira (5), das 14 às 17h, na UAI Roosevelt
Avenida Cesário Crosara, n°4.000, bairro Presidente Roosevelt

Fonte: SECOM
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário