quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estudantes vão passar o dia todo na escola - Jornal Correio de Uberlândia

Denise Nakamura - Especial para o CORREIO



Alunos da rede municipal vão poder ter aulas de reforço e participar de oficinas

A partir da próxima segunda-feira, alunos de 12 instituições municipais do ensino fundamental de Uberlândia vão poder ficar na escola em período integral. As instituições vão oferecer oficinas e acompanhamento pedagógico no período contrário ao de estudo do aluno. O município aderiu ao Programa Mais Educação, do governo federal, que tem o objetivo de oferecer atividades em dois períodos para diminuir as desigualdades educacionais. Ao todo, serão atendidos 1.755 estudantes de 7 a 16 anos.
Mas a previsão da Secretaria Municipal de Educação é de que todas as escolas estejam participando do programa no ano que vem. De acordo com a assessora pedagógica do ensino fundamental da secretaria, Ana Beatriz Caires de Oliveira, serão beneficiados principalmente estudantes em situação de risco. “São alunos que ficam na rua, porque os pais trabalham o dia inteiro ou que já tiveram mais de um ano de reprovação. Alguns líderes de classe, estudantes exemplares, também devem participar como incentivo aos outros colegas”, disse.
As oficinas e aulas de reforço serão ministradas por professores e monitores do próprio bairro que receberão auxílio financeiro. A verba para custear o projeto vem do Ministério da Educação por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola. Haverá cursos de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde e educação científica e econômica.

Ansiedade entre os pais
 
A Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, no bairro Canaã, na região sul de Uberlândia, é uma das 12 que aderiram ao programa. A partir de segunda-feira, 120 alunos terão oficinas de meio ambiente, xadrez, letramento para reforço, mosaico com material reciclado e aulas de percussão.
Algumas serão oferecidas fora da instituição, mas, segundo a diretora Irismarta Fernandes Camargo, serão feitas adequações na estrutura física para elevar o número de atendimentos e a oferta de atividades. “Queremos aumentar o nível de desempenho na escola”, afirmou. Para a empresária Carla Mara Nunes Rodrigues, que tem uma filha de 13 anos matriculada na instituição, a novidade é esperada com ansiedade. “Eu acho muito interessante, porque, além de tirar as crianças da rua, é um investimento na educação. Elas vão ter a oportunidade de aprender mais”, disse.

Saiba mais

Escolas que aderiram ao Programa/número de alunos atendidos

Escola Municipal Professor Ladário Teixeira: 135 alunos
Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende: 120 alunos
Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues: 100 alunos
Escola Municipal Hilda Leão Carneiro: 150 alunos
Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa: 120 alunos
Escola Municipal Professor Eurico Silva: 180 alunos
Escola Municipal Mário Godoy Castanho: 160 alunos
Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho: 180 alunos
Escola Municipal Professora Olga Del`Fávero: 120 alunos
Escola Municipal Orlanda Neves Strack: 135 alunos
Escola Municipal Odilon Custódio Pereira: 175 alunos
Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano: 180 alunos

Total geral e alunos no Programa Mais Educação/2010 = 1755
 
Estado também tem programa de tempo integral

Nas escolas estaduais, um programa de atividades durante todo o dia nas instituições existe desde 2007. É o Escola de Tempo Integral, que tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do estudante com defasagem de aprendizagem. No Triângulo Mineiro, 64 escolas participam do programa e 7.393 alunos são atendidos.
Em Uberlândia são 17 estabelecimentos e mais de mil estudantes beneficiados. “Esse projeto, além da recuperação da leitura, escrita, trabalha o contato com a cultura, arte, permite a expansão do conhecimento de mundo. Temos escolas que trabalham até a área profissionalizante”, disse a superintendente Regional de Ensino, Joyce Magnini. “Com a adesão da rede municipal ao (Programa) Mais Educação, seremos parceiros na recuperação com qualidade de um número cada vez maior de alunos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário