quinta-feira, 24 de junho de 2010

Procon dá dicas para viagens nas férias de julho

Com a proximidade das férias de julho, muitas pessoas se preparam para viajar pelo Brasil ou exterior. Mas antes de fazer as malas, é preciso tomar alguns cuidados ao planejar a viagem. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia dá dicas para uma boa viagem e sem transtornos.

Cuidado com ofertas muito vantajosas
Não se iluda com o chamariz das propagandas nem dos folhetos e malas diretas que oferecem preços com enormes vantagens. Muitas vezes, o anúncio apresenta o preço de apenas parte do roteiro escolhido. Por exemplo, mostra o custo da passagem aérea e não coloca o valor dos hotéis. Outras vezes, apresenta o preço dos hotéis em quarto para três ou quatro pessoas e o consumidor tem interesse num quarto para duas, o que pode encarecer a viagem.
Em algumas situações, o anúncio fala em oito dias de estada e, de fato, o roteiro só oferece seis, pois o primeiro e o último o viajante passará dentro do avião e nos traslados.
Para evitar enganos, o consumidor deve pedir por escrito o preço total da viagem, incluindo passagem aérea, transporte terrestre, hotéis, traslados, refeições e todos os demais itens oferecidos.

Pesquise preços
Obtido o custo total, pesquise e compare os preços oferecidos pelas agências. A pesquisa pode ser feita por telefone, internet, pessoalmente nas agências ou mediante anúncios dos jornais e revistas. É preciso ficar atento, pois muitos preços estão fixados em valores básicos, sem nenhum desconto. Por isso, é possível obter bons descontos pesquisando e pechinchando.
Depois da pesquisa, o consumidor pode comprar a passagem aérea numa agência, contratar hotéis em outra e o transporte terrestre em outra. Às vezes, é mais barato comprar tudo separado.

Preços em moeda estrangeira
Em viagens internacionais, os preços em moeda estrangeira são obtidos normalmente em dólar americano ou euro. É preciso fazer a conversão para saber quanto realmente custará em reais. Como o real continua valorizado e com certa estabilidade em relação às demais moedas, já há ofertas em reais.
“De todo modo, não se pode esquecer de fazer o cálculo na nossa moeda de tudo o que você for gastar. Lembre-se de que, uma vez no exterior tudo será cobrado e calculado na moeda estrangeira local, ainda que a pessoa esteja pagando com cartão de crédito”, explicou Franco Cristiano Alves, superintendente do Procon.

Cheque as escalas de vôos
Sempre checar as escalas que o vôo fará e perguntar se tem direito a desdobrar a passagem para visitar outra localidade, caso a pessoa deseje. Por exemplo, pergunte se a passagem aérea adquirida para ir de São Paulo a Paris permite que o viajante desdobre o bilhete para ir até Lisboa e se, em função disso, há acréscimo de preço.

Categoria do hotel e refeições
Questione a respeito da categoria do hotel. Certifique-se de que no preço da diária está incluído o café da manhã (no Brasil, é sempre incluso, mas em alguns lugares não. Por exemplo, na Europa é comum os hotéis cobrarem o café da manhã separado). Pergunte também se há meia pensão (uma refeição por dia) ou pensão completa (duas refeições por dia).

Propaganda enganosa
Cuidado com fotos, pois as imagens realçam os aspectos positivos do lugar ou das acomodações. Além disso, há casos em que as fotos nem são do local. Tente checar as condições por outros métodos, por meio de pesquisas na internet e conversas com amigos que já estiveram no lugar.

“Pacote” turístico
Comprando um "pacote turístico", peça por escrito o roteiro detalhado, item por item, dos dias e horários e daquilo que deve fazer a cada momento.

Eventos especiais
Cuidado com atrações e eventos especiais que estão programados para o curso da viagem. O preço, às vezes, não está incluído no pacote e, estando no local, paga-se separadamente para participar do evento.

Guarde os documentos
Peça sempre recibo discriminado dos pagamentos efetuados e guarde junto dos demais comprovantes da viagem. O lema é agir com cautela. Em caso de problemas, é possível pleitear ressarcimento dos danos na volta da viagem. Por isso, leia com atenção tudo que for oferecido para ser assinado. Na dúvida, questione e oriente-se antes da assinatura e peça recibo de todos os pagamentos efetuados (passagens, hotéis, passeios, transporte, pacotes etc.).
Quem tiver dúvidas podem ligar para o número 151 (telefone do Procon para esclarecimento de dúvidas). Para o registro de reclamações, procure a sede do Procon, na Av. João Pinheiro, 1417 – Bairro Aparecida – segunda à sexta-feira das 12h às 17h horas.

Fonte: Secom

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