terça-feira, 19 de outubro de 2010

ALUNA DO ENSINO FUNDAMENTAL REPRESENTARÁ UBERLÂNDIA NA ETAPA REGIONAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A aluna Ana Carolina Pedrosa, 11 anos, do 6° ano na Escola Municipal Leandro José de Oliveira irá representar Uberlândia na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece entre os dias 1º e 19 de novembro em Fortaleza (CE). Os 24 versos sobre “O lugar onde eu vivo” renderam à pequena poetisa a premiação e juntamente com outros 17 vencedores do gênero poema no Estado, estarão concorrendo a outros prêmios, já que uma medalha e um vale-livros já estão garantidos.


“Eu decidi participar da Olimpíada porque achei a ideia muito legal e interessante. Foi um jeito de mostrar para as pessoas como é o lugar onde eu vivo. Eu acho que todos precisam conhecer mais onde moram e mostrar essas belezas para outras pessoas. Se alguém for lá na minha casa, vai ver tudo isso que coloquei no papel”, explicou Ana Carolina.
Na capital cearense, ela estará acompanhada de uma professora e vai participar de oficinas de escrita para poder tirar dúvidas quanto ao gênero e aprimorar o texto que lhe garantiu a conquista. “Meus pais, minha irmã e meus coleguinhas estão animados com esta premiação. Nunca vi o mar e esta vai ser a primeira vez que viajo de avião. Estou com um pouquinho de frio na barriga, mas estou muito empolgada, porque espero trazer mais uma vitória. Minha mãe já está até arrumando minha mala”, contou a garota, que é fã de contos de fadas e adora a história da Branca de Neve, dos irmãos Grimm.

Confira o poema de Ana Carolina Oliveira Pedrosa:

Tangará

Eu estou muito orgulhosa

de poder nestes versos contar

pra todo mundo saber

como é o meu lugar.



Pousado nas folhas verdes

cantam os bem-te-vis

o vento sopra mansinho

nas veredas e seus buritis.



Os pés de jatobás

espalhados por todo lado

se enchem de frutos doces

é a mágica do cerrado.



Não há grades, nem muros

pode-se livremente olhar

desfrutar de toda beleza.

Que terra boa pra amar!



Entre casas humildes

a estradinha de terra batida

leva e traz toda a gente

pra mais um dia na lida.



Às vezes chove, às vezes faz sol

mas todos se dão as mãos

tudo é oração, comemoração

na Fazenda Tangará está meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário