terça-feira, 5 de outubro de 2010

EQUIPES DO CCZ TRABALHAM PARA ELIMINAR FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

O Centro de Controle de Zoonoses tem trabalhado ativamente para eliminar focos do mosquito da dengue. São trezentos e quarenta agentes distribuídos em mais de 40 equipes responsáveis pelas ações diárias para acabar com o mosquito Aedes aegypti. O Programa de Controle da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses conta com 13 ações mantidas constantemente, entre elas a colocação de peixes lebiste (barrigudinho) em tanques de decantação de empresas e coleta de pneus velhos, móveis e eletrodomésticos inutilizados. “O caminhão de lixo não recolhe materiais de grande porte como armários, fogões, tanques e geladeiras. Por isso, as pessoas que quiserem se desfazer desses objetos devem ligar no CCZ que nós enviamos um caminhão até a casa para fazer o recolhimento”, disse José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ.
Outra medida de destaque é a vedação de caixas d’água em residências. Desde o início da ação, em 2007, os agentes já vedaram mais de 13 mil reservatórios. A conscientização dos moradores também é tarefa dos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). E esta é uma missão muito importante, pois a população deve ser a principal aliada para reduzir ainda mais o índice de presença do mosquito na cidade, atualmente em 0,7%. O percentual é menor do que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 1%.
“O trabalho é feito durante o ano todo para remover os objetos que podem ter ovos do mosquito e, se não tiver o cuidado correto, poderá se tornar um foco da doença no futuro. Tanto na seca quanto na chuva as pessoas devem manter os cuidados. Por isso é essencial permitir a entrada dos agentes do CCZ para que eles também orientem a população. A colaboração dos moradores é fundamental no trabalho de prevenção”, explicou José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ.
Ainda segundo Arruda, vasos de plantas e bebedouros de cachorro merecem atenção especial. “Ao limpá-los, é preciso escová-los com bucha. No caso da caixa de passagem, que é uma espécie de ralo, é necessário instalar uma telinha para impossibilitar o acesso do mosquito ou solicitar ao CCZ a colocação de brita nesse ralo. E o mais importante: olhar o quintal para não deixar acumular água nos objetos”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário