segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PALESTRAS MARCAM ABERTURA DA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UBERLÂNDIA

 A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Uberlândia 2010 foi aberta, na mnhã desta segunda-feira (18) no Campus Santa Mônica, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A aberura foi marcada pela palestra do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Mário Neto Borges.
Em sua segunda edição, o evento conta mais uma vez com o apoio da Prefeitura de Uberlândia na realização de várias atividades para mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação. “A Prefeitura atua direta e indiretamente na promoção deste evento, envolvendo, sobretudo, as escolas municipais. Além de abrir suas portas para as atividades da Semana, essas instituições ainda têm a chance de demonstrar trabalhos desenvolvidos pelos alunos que possam trazer contribuições à sociedade”, afirmou o secretário interino da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Frederico Prudente Queiroz.
De acordo com a coordenadora de Ciências do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe) Julieta Diniz, Liliane Ribeiro, mais de 160 atividades serão realizadas em cerca de 30 escolas, inclusive em unidades da educação infantil. “No ano passado só as escolas do ensino fundamental participaram do evento e agora as escolas da educação infantil também estão inseridas. Isso nos dá a oportunidade de reforçar com os mais novos um tema muito importante abordado na edição desta Semana de Ciência, que é a necessidade de usar a ciência e a tecnologia de maneira consciente, pensando nos impactos ao meio ambiente”, reafirmou Liliane Ribeiro.

Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

Na palestra Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, tema da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, o presidente da FAPEMIG, Mário Neto Borges, exibiu fotos de projetos executados em diferentes países, nos quais foi usada tecnologia de ponta para atender às necessidades da população, mas com menos impacto ao meio ambiente.
Um dos exemplos demonstrados foi o viaduto edificado em plena área verde para ligar Paris e Barcelona. “A ciência e a tecnologia aplicadas adequadamente podem ajudar na preservação do meio ambiente. Como a sociedade ainda não trata isso como um valor para o desenvolvimento sustentável, a realização de eventos com a Semana de Ciência e Tecnologia têm um papel muito importante para criar essa consciência“, destacou Mário Borges.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Uberlândia 2010 é promovida pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Fundação de Apoio Universitário (FAU), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTriângulo), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Vale do Paranaíba.
A programação de todos os eventos está disponível no endereço eletrônico www.cienciauberlandia.com.br. Vídeos, áudios, jogos e informações sobre ciência e tecnologia também podem ser acessados.


Programação contempla mais de 400 atividades

Em Minas Gerais, Uberlândia está com uma participação bastante expressiva na Semana de Ciência e Tecnologia, já que das mais de 800 atividades cadastradas no evento, 400 são do Município. “Em 2009, quando começamos a realizar a Semana, tivemos 100 atividades, que foi um número bem significativo para a cidade estrear num evento desse porte. Já nesse ano, a adesão à Semana superou ainda mais as nossas expectativas, o que representa o quanto Uberlândia está envolvida no aprimoramento da ciência e da tecnologia”, ressaltou a coordenadora do evento, Sílvia Martins.
Entre as principais atividades programadas durante toda a Semana, destacam-se: dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte.
Uma das novidades neste ano é o Banco de Palestras, espaço que funciona como um verdadeiro balcão que ficará disponível mesmo depois do encerramento de atividades da SNCT Uberlândia 2010. A programação vai até o dia 24 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário