quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UBERLÂNDIA TERÁ MAIS DE 400 ATIVIDADES

A abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Uberlândia 2010 será no dia 18 de outubro, às 9h, no Anfiteatro do bloco 3Q, do Campus Santa Mônica da UFU, com a palestra do Professor Mário Neto, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Simultaneamente, acontece a Exposição Interativa de projetos de Pesquisa desenvolvidos na UFU sobre o tema Sustentabilidade.
O tema principal este ano é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo é mobilizar a população, principalmente, crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Fundação de Apoio Universitário (FAU), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTriângulo), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Vale do Paranaíba.
Dos 859 eventos do estado, cadastrados no Ministério da Ciência e Tecnologia Uberlândia é destaque com a oferta de mais de 400 atividades. Entre elas: dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte.
Uma das novidades este ano é o Banco de Palestras, espaço que funciona como um verdadeiro balcão que ficará disponível mesmo depois do encerramento de atividades da SNCT Uberlândia 2010. A programação vai até o dia 24 de outubro.

Sobre a Semana

Desde 2004, o Brasil se mobiliza para a realização de eventos e atividades de popularização à ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Essa é uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para promover a inclusão científica e desmistificar os temas de ciência. A programação de todos os eventos da SNCT - Uberlândia 2010 está disponível no endereço eletrônico www.cienciauberlandia.com.br. Vídeos, áudios, jogos e informações sobre ciência e tecnologia também poderão ser acessados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário