terça-feira, 19 de outubro de 2010

UBERLÂNDIA ADERE AO MOVIMENTO MUNDIAL DE MOBILIZAÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

O Museu Municipal e o Coreto ganharam iluminação rosa. O motivo é a adesão da Prefeitura de Uberlândia ao Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. Até o fim da semana, o Centro Administrativo e a Praça Cívica também ficarão com o mesmo tom.
“Esse movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama - ambientes de acesso público. O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença. A ideia de participar das atividades que acontecem em várias cidades do país partiu da Secretaria Municipal de Governo e coube à Secretaria Municipal de Cultura indicar os prédios públicos. Escolhemos o Museu Municipal e o Coreto, por causa da importância histórica e da localização central”, explicou a secretária de Cultura, Mônica Debs.
Além da iluminação dos prédios municipais, será feita distribuição de material educativo nas UAIs e nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).
“Vamos fazer o trabalho nas salas de espera. As equipes da Diretoria de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde e do Programa de Saúde da Mulher vão tirar dúvidas de quem passar por essas unidades”, explicou a diretora de Gestão de Pessoas e Educação em Saúde, Liliane Tannús.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. No Brasil, o câncer de mama é o que causa mais mortes entre as mulheres.
Normalmente, o câncer de mama pode ser percebido por um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar avermelhada ou com aspecto de casca de laranja, e ainda, podem surgir alterações nos mamilos. A região das axilas também deve ser examinada, pois o câncer também pode se manifestar através de nódulos axilares (linfonodos aumentados). Mas, pelo fato dessas alterações não serem necessariamente tumores, torna-se indispensável procurar um médico e realizar a mamografia.

Outubro Rosa


No Brasil, o Outubro Rosa é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fenama). Foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa; pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral e por ações de diversas naturezas que objetivam chamar atenção para a causa.
Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris e entre inúmeros outros prédios e monumentos, em 2008, a Casa Branca, em Washington, e em 2009, as Pirâmides do Egito.
Em 2008 e 2009, o Brasil aderiu fortemente à campanha e foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Pinacoteca, em São Paulo; a Ópera de Arame, no Paraná; o Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília; o Palácio Piratini; o Museu Iberê Camargo e a chaminé da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Várias atividades de divulgação da causa foram realizadas com a participação de voluntárias das Associadas Fenama, que prestaram orientações e distribuíram materiais impressos sobre os cuidados com a saúde da mama. (Fonte: Fenama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama))Informações sobre o Câncer de Mama:





SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

Os sintomas palpáveis do câncer de mamal, são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou um aspecto semelhante a casca de laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O câncer de mama não é exclusivo de mulheres, podendo mesmo sendo raro, se apresentar em homens. Calcula-se de 6 a 8 anos o período para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo destas evoluções, se as mamas são periodicamente examinadas.


DIAGNÓSTICO DA DOENÇA


As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são: o exame clínico da mama e a mamografia. O exame clínico das mamas (ECM) quando realizado por um médico ou enfermeiro, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial. A sensibilidade do ECM varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos, e em torno de 71% nas que estão entre 40 e 49 anos. A especificidade varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59 e entre 71% a 84% nas que estão entre 40 e 49 anos.
Recomendações do Instituto Nacional do Câncer - INCA para reduzir mortalidade por câncer de mama

O INCA recomenda que:

1- Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base cientifica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama

2 - Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas de câncer de mama e procure avaliação médica

3 - Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias

4- Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos

5 - Todo serviço de mamografia participe de Programa de Qualidade em Mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias

6 - Toda mulher saiba que o controle do peso e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama

7 - A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário